Sócrates confirma que trabalha em empresa farmacêutica - TVI

Sócrates confirma que trabalha em empresa farmacêutica

Ex-primeiro-ministro encontrou-se com ministro da Saúde brasileiro em nome de uma empresa suíça

O ex-primeiro-ministro José Sócrates é o presidente do Conselho Consultivo da Octapharma para a América Latina e foi nessa condição que reuniu com o Ministro da Saúde brasileiro a 5 de fevereiro.

A confirmação foi dada ao «Diário de Notícias» depois de notícia avançada pelo «Correio da Manhã». A agenda do ministro Alexandre Padilha confirma o encontro naquele dia às 15:00 de Brasília e as fotos colocadas na conta oficial do Ministério no Flickr também.

Sócrates terá assumido o cargo na multinacional suíça a 1 de Janeiro e esta é uma atividade que exerce «a par dos seus estudos em Paris». A empresa farmacêutica esclarece que o ex-governante «foi convidado há cerca de oito meses para exercer funções» na empresa. Funções que «não envolvem qualquer atividade em Portugal ou qualquer atividade de âmbito comercia».

Quanto à deslocação de José Sócrates ao Brasil, a Octapharma refere que «foi neste quadro que participou, a pedido da empresa, numa reunião no Ministério da Saúde brasileiro». Uma atividade que, diz a empresa, «visa o aconselhamento da empresa em diversas matérias ligadas a saúde pública».

Nas fotos é possível ver também Guilherme Dray, seu ex-chefe de gabinete e actualmente a trabalhar na empresa Ongoing Brasil, mas que se apresenta como pertencente ao Grupo Octopharma. Na identificação que está na mesa de reuniões José Sócrates surge como «ex-primeiro-ministro de Portugal».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE