Salários na CGD: PSD avança com pedido de fiscalização no Constitucional - TVI

Salários na CGD: PSD avança com pedido de fiscalização no Constitucional

O deputado Fernando Negrão confirmou que o pedido de fiscalização vai seguir para o Tribunal Constitucional

O PSD vai mesmo pedir a intervenção do Tribunal Constitucional na nova legislação sobre os salários dos gestores da Caixa Geral de Depósitos.

O partido considera que a inexistência de limites para os salários na Caixa é inconstitucional, tal como o facto de deixar de ser obrigatória a entrega da declaração de rendimentos por parte dos gestores.

Já se sabia que o PSD estudava esta possibilidade, mas agora o deputado Fernando Negrão confirmou que o pedido de fiscalização vai seguir para o Tribunal Constitucional.  

Os salários na CGD tem sido um dos temas da agenda dos partidos nos últimos dias. Na segunda-feira, a líder do CDS-PP anunciou um projeto de lei para que, num tempo de exceção, o salário dos administradores da CGD tenha o teto do auferido pelo primeiro-ministro, com possibilidade de um prémio por objetivos.

E no que toca a este assunto, os partidos à esquerda que apoiam o Governo também estão de acordo com a oposição. O Bloco, por exemplo, já fez saber que está contra a não apresentação da declaração de rendimentos por parte dos gestores do banco público. "Não pode estar à frente da CGD quem não quiser cumprir deveres de transparência sobre os seus rendimentos", sublinhou a porta-voz do BE, Catarina Martins.

O PCP também já afirmou que não vai deixar de lutar contra o valor dos vencimentos dos administradores do banco. O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, considerou que se tratam de valores inaceitáveis num país onde se anda a discutir um euro no aumento das pensões.

Continue a ler esta notícia