E se o avião de Sá Carneiro tivesse chegado ao Porto? - TVI

E se o avião de Sá Carneiro tivesse chegado ao Porto?

Um documentário do Instituto Francisco Sá Carneiro desafiou várias figuras da política a responder à pergunta. Da Direita à Esquerda, personalidades como Mário Soares, Almeida Santos, Ramalho Eanes, Freitas do Amaral ou Carlos Brito não têm dúvidas: Portugal teria tido um destino diferente se o avião onde seguia Sá Carneiro tivesse chegado ao Porto

Relacionados
Completam-se 30 anos sobre a morte do antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e de Adelino Amaro da Costa, seu ministro da Defesa. O avião onde seguiam a caminho do Porto para participar num comício de apoio ao candidato presidencial da Aliança Democrática, Soares Carneiro, despenhou-se à passagem por Camarate, logo após a descolagem. E para a história, mais do que a verdade sobre o que realmente aconteceu, há também que ousar fazer a pergunta: E se o avião onde seguiam tivesse chegado ao Porto? Portugal teria tido um futuro diferente?

Foi a pergunta que fez Carlos Carreiras, presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro, que promoveu o documentário, juntamente com o Instituto Adelino Amaro da Costa. «O que motivou este documentário foi o facto de, se formos reler os seus discursos e as suas intervenções políticas, muitos dos seus textos continuarem actuais. São de uma actualidade que até fere», justifica.

Numa altura em que o Instituto Sá Carneiro reedita oito volumes dos seus discursos e textos, esta foi a primeira vez em 30 anos que o centro de estudos políticos se juntou à Fundação Adelino Amaro da Costa para «mais do que falar sobre o passado, ter uma palavra sobre o futuro», refere Carlos Carreiras.

Em 1980, o objectivo de Sá Carneiro era alcançar «Um Presidente, uma maioria, um Governo», desafio que, passados cinco anos sobre o fim do fascismo e a instabilidade política que se lhe seguiu, implicavam a coragem política para serem tomadas medidas que acabariam por mudar a sociedade. Ele tinha-a. No xadrez político de há 30 anos, esta é a opinião que prevalece entre os participantes neste documentário.

Mário Soares

«Antes das primeiras eleições presidenciais, o dr. Sá Carneiro quis por força que fosse eu o Presidente. Ele gostaria imenso que eu fosse Presidente porque ele pensou num Governo em que eu fosse Presidente e ele primeiro-ministro». [...]«Ele propôs-me uma coligação e eu disse-lhe que íamos saber primeiro qual é que era o partido que ganhava as eleições. Ora, foi nessa altura que ganhou as eleições o PSD. Portanto, não houve coligação porque nós fomos derrotados. Foi o PSD que ganhou com o CDS [...]».

Marcelo Rebelo de Sousa

«Teria sido um período muito turbulento. Eanes de um lado e Sá Carneiro e Freitas do outro, provavelmente a legislatura não tinha chegado ao fim, teria havido eleições antecipadas, e aqui há o ponto de interrogação: Sá Carneiro teria feito um bloco central com Mário Soares, sim ou não? Teria havido presidenciais e Sá Carneiro teria podido ser candidato presidencial contra Mário Soares. Qual deles teria ganho? Se Sá Carneiro tivesse ganho teria sido presidente da República, se não teria tentado outra vez ser primeiro-ministro. Isto significa que muitos que tiveram protagonismo político, como Cavaco Silva, teriam vindo mais tarde». [...]




Carlos Brito

« [...] Foi a revisão de 89 que pôs em causa as nacionalizações, portanto abriu o caminho às privatizações, pôs em causa a reforma agrária [...] Com Sá Carneiro isso aconteceria mais cedo, e provavelmente com mais energia... e provavelmente uma reforma mais radical».

Freitas do Amaral

«[...] Outra diferença importante seria que, em 1 de Julho de 85, o Tratado de Adesão de Portugal à então CEE, hoje União Europeia, em vez de ser assinado pelo dr. Mário Soares, seria assinado pelo dr. Sá Carneiro».

Rui Pena

«Não me admiraria, se por ventura nada disto tivesse acontecido, que houvesse uma fusão do próprio PPD com o CDS, no sentido de criar um novo partido à Direita do PS [...]».

«E se o avião tivesse chegado ao Porto» teve a sua estreia este sábado, numa sessão de homenagem a Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, na Universidade Católica, em Lisboa.

Veja aqui o documentário
Continue a ler esta notícia

Relacionados