Câmara de Lisboa recebe a equipa do Sporting no dia 20 mas não permitirá adeptos - TVI

Câmara de Lisboa recebe a equipa do Sporting no dia 20 mas não permitirá adeptos

A autarquia garante que tomou todas as precauções, na terça-feira à noite, para "diminuir o previsível afluxo de pessoas a um ponto único: a praça do Marquês de Pombal"

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) "lamenta os acontecimentos e imagens de violência da noite passada, atos isolados provocados por alguns grupos de adeptos, no contexto de uma grande celebração desportiva de um clube da cidade". 

Em comunicado, a autarquia reconhece que é "tradição dos clubes da cidade organizar festejos na praça Marquês de Pombal" e que era expectável que tal acontecesse na noite em que fosse conhecido o campeão nacional. Estes festejos, já se sabia, iriam colocar "particulares desafios ao clube campeão e às autoridades de saúde e forças de segurança".

A CML recorda que "não vigora hoje no nosso país qualquer limitação horária ou outra à circulação das pessoas em espaço público" e explica que nas reuniões preparatórias do evento "a preocupação de todos os presentes foi diminuir o previsível afluxo de pessoas a um ponto único: a praça do Marquês de Pombal".

Foi nesse contexto que surgiu "a solução de levar os jogadores num autocarro aberto, em contacto com os adeptos ao longo de um percurso de 6 quilómetros entre o estádio e o Marquês de Pombal".

Foi também desta preocupação que nasceu "a decisão de não permitir a montagem de um palco, ao contrário do que sempre aconteceu em anos anteriores, na praça Marquês de Pombal. Tentou-se, desta forma, garantir a presença mais espaçada e dos adeptos ao longo de um percurso extenso, reduzindo a aglomeração de adeptos num único local e diminuindo o potencial risco para a saúde pública".

A CML "recebeu comunicação de manifestação junto ao estádio de Alvalade, que remeteu, conforme a lei, para a PSP", diz o comunicado. "Refira-se que o direito de manifestação não está (e não pode estar) sujeito, nos termos da Constituição, a qualquer autorização ou condicionamento por parte das Câmaras Municipais".

A Câmara não assume, portanto, qualquer responsabilidade pelos ajuntamentos de terça-feira à noite mas "tendo em conta os acontecimentos ", "decidiu alterar os moldes em que se vai processar a receção e homenagem nos Paços do Concelho ao campeão nacional de futebol - esse sim, um evento organizado pela autarquia".

Assim, no próximo dia 20 de maio, "e ao contrário do que é tradição, não será permitida a presença de adeptos na Praça do Município, bem como nas Praças e Ruas adjacentes, estando a cerimónia reservada a convidados e atletas do Sporting Clube de Portugal (em especial das escolas do Sporting), bem como aos órgãos de comunicação social".

Os adeptos poderão acompanhar a cerimónia pela televisão.

Continue a ler esta notícia