21ª cara do Poder: Mário Centeno - TVI

21ª cara do Poder: Mário Centeno

"A austeridade entra no princípio do seu fim"

Qual é o seu poder?

É Ministro das Finanças desde Novembro de 2015.

É rico?

Não se lhe reconhece grande fortuna e não é dos mais ricos do Governo. Tem imóveis no Algarve e em Lisboa e declarou, no Tribunal Constitucional, poupanças no valor de cerca de 214 mil euros

Que tipo de influência?

É uma personalidade com influência política e mediática. Economista, doutorado em Harvard, esteve no Banco de Portugal, onde estão alguns dos melhores economistas do país. Como Ministro das Finanças tem influência em importantes assuntos da economia portuguesa e da banca, nomeadamente a recapitalização da CGD e a venda do Novo Banco. Além de ter um papel fundamental nos orçamentos do estado.

A sua influência é duradoura?

Com 49 anos é considerado por muitos um bom negociador mas também há quem lhe aponte falta de capacidade política. È o homem forte de António Costa. Gere os dinheiros do país mas tal como todos os ministros das finanças, a permanência no lugar depende da durabilidade do Governo e de como saõ geridas as contas do país.

 

A TVI e a TVI24 elegeram os 30 portugueses mais poderosos e divulgam a lista, nome a nome, a cada dia do mês de agosto.  

Esta eleição é da exclusiva responsabilidade da Direção de Informação da TVI e da TVI24. Durante o mês de agosto, descubra diariamente quem são as Caras do Poder no "Jornal das 8" da TVI.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE