25 de Abril: PSD apela ao consenso e a um travão à emigração - TVI

25 de Abril: PSD apela ao consenso e a um travão à emigração

Discurso do social-democrata Carlos Abreu Amorim marcado pela saída do plenário de vários membros da oposição

Relacionados
O deputado do PSD Carlos Abreu Amorim apelou esta quinta-feira a um esforço de consenso para a reconstrução do país que faça justiça ao 25 de Abril e defendeu que é preciso travar a emigração.

«Como fazer jus a este dia que aqui celebramos? De todos nós, o povo português espera entendimentos, compromissos e soluções sustentadas e sustentáveis que lhe permitam viver a democracia e a liberdade como cidadãos de um país do primeiro mundo», declarou o deputado do PSD Carlos Abreu Amorim, na sessão comemorativa do 39.º aniversário do 25 de Abril, na Assembleia da República.

«Temos de quebrar de vez as sangrias cíclicas de emigração em que Portugal subsiste há mais de 150 anos. Queremos que esta geração mais nova, tão preparada e desesperada que agora nos deixa regresse em breve ao seu país. E queremos que a próxima geração fique cá, ajudando a sua pátria a ser mais livre, mais justa e mais forte», acrescentou.

O deputado do PSD considerou que «os momentos históricos de especial agrura coletiva exigem a busca incessante e porfiada de encontrar pontos comuns entre os vários interesses divergentes» e que «nenhuma reedificação do todo nacional é possível sem que se forje um largo consenso entre os agentes políticos e sociais que não queiram escapulir-se das suas responsabilidades».

Quando Carlos Abreu Amorim se preparava para começar a sua intervenção, alguns deputados das bancadas da oposição saíram do plenário, entre eles Honório Novo, do PCP, Mariana Aiveca e Ana Drago, do BE, Paulo Campos, Renato Sampaio, Glória Araújo, Filipe Neto Brandão e João Galamba, do PS.
Continue a ler esta notícia

Relacionados