PS também vai avançar com projeto para legalizar eutanásia - TVI

PS também vai avançar com projeto para legalizar eutanásia

  • Atualizada às 17:50
  • 6 fev 2018, 14:55

Presidente do partido e da bancada parlamentar revelou intenção, no dia em que o Bloco de Esquerda entregou o seu projeto no Parlamento. PCP lamenta iniciativas por coincidirem com as suas jornadas parlamentares

O PS vai apresentar um projeto próprio para a legalização da eutanásia, confirmou hoje à agência Lusa o líder parlamentar socialista, Carlos César.

Sem prejuízo da liberdade de voto que tem aplicação geral e, neste caso em especial, o PS apresentará um projeto próprio para a legalização da eutanásia", afirmou Carlos César. 

O PS junta-se, assim, ao Bloco de Esquerda e ao partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), que já entregaram projetos de lei no parlamento sobre a despenalização da morte medicamente assistida. 

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) também vai apresentar um diploma, mas não anunciou quando. 

Um grupo de deputados do PS, entre eles Maria Antónia Almeida Santos, tem o acordo da direção do partido para apresentar uma iniciativa própria ou apoiar uma das já existentes.

O BE, que esta terça-feira entregou o seu texto na Assembleia da República, pretende que o projeto seja debatido até ao final desta sessão legislativa, em julho.

PCP reflete

O líder parlamentar do PCP lamentou entretanto o facto de BE e PS terem tido iniciativas ou anúncios de apresentação de diplomas sobre a eutanásia ao mesmo tempo que decorrem as jornadas parlamentares comunistas.

Continuaremos a refletir sobre essa matéria e tomaremos posição no momento próprio", afirmou João Oliveira, no encerramento dos trabalhos de dois dias em Portalegre, depois de ter sublinhado, numa visita matinal ao hospital local a importância dos cuidados paliativos, incluindo ao nível domiciliário.

É conhecida a posição geral que o PCP tem vindo a referir relativamente à reflexão que essa matéria exige. Relativamente a iniciativas que outros grupos parlamentares entenderam tomar a coincidir com jornadas parlamentares do PCP, em desrespeito por uma prática que existe, não vou fazer mais nenhuma consideração", vincou.

Continue a ler esta notícia