Web Summit: "O meu sonho é que Lisboa seja a capital mundial da inovação", diz Moedas - TVI

Web Summit: "O meu sonho é que Lisboa seja a capital mundial da inovação", diz Moedas

Autoproclamado "autarca da inovação", Carlos Moedas prometeu fundar a Fábrica de Unicórnios de Lisboa no próximo ano e apelou às tecnológicas presentes na Web Summit que "venham e fiquem" na capital portuguesa

Carlos Moedas subiu ao palco da Web Summit, esta segunda-feira, pela primeira vez como presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Autoproclamando-se como o "autarca da inovação", Moedas apelou aos empreendedores estrangeiros para permanecerem na capital portuguesa.

Sou o autarca da inovação. A inovação está no meu ADN e por isso estou muito feliz por estar aqui convosco", começou por afirmar Carlos Moedas.

Recordando a história de Steve Jobs, Moedas frisou a importância dos detalhes, tão necessários aos negócios e ao objetivo de uma cidade empreendedora e sustentável.

É a dicotomia entre sonhos e detalhes que me motiva enquanto político e como pessoa todos os dias", disse o autarca.

Perante uma Altice Arena praticamente cheia, Moedas deixou claro que quer que a inovação vá "além da Web Summit" e apelou às empresas e empreendedores para ficarem em Lisboa.

Se pensarem em inovação - eu disse a toda a gente, o meu sonho é que Lisboa seja a capital da inovação do mundo, mas quais são os detalhes para mim para ser capaz de fazer isso", referiu.

"Temos de ser capazes de ir além da Web Summit, temos de fazer com que vós e as empresas fiquem em Lisboa" porque veem "a oportunidade", salientou o antigo comissário europeu.

Por isso, eu prometo que no próximo ano iremos fundar, com a ajuda da Web Summit e de muitos de vós, o que eu chamo de sonho - a Fábrica de Unicórnios de Lisboa", assegurou.

Web Summit arrancou esta segunda-feira em Lisboa, em modo presencial, depois de a última edição ter sido online e a organização espera cerca de 40 mil participantes.

A comediante Amy Poehler, o presidente da Microsoft Brad Smith, a comissária europeia Margrethe Vestager e o jogador de futebol Gerard Pique irão juntar-se aos mais de 1.000 oradores, às cerca de 1.250 'startups', 1.500 jornalistas e mais de 700 investidores, numa cimeira na qual serão discutidos temas como tecnologia e sociedade, entre outros, de acordo com a organização.

Leia também:

Entre os vários oradores está o responsável pela Alexa, da Amazon, Tom Taylor, o jogador de futebol espanhol e campeão mundial Iker Casillas, a portuguesa Daniela Braga, fundadora da DefinedCrowd, que foi convidada para integrar a 'task-force' da Administração de Joe Biden para a estratégia da inteligência artificial, a presidente executiva da Ofcom, Melanie Dawes, entre outros.

Continue a ler esta notícia