Gays: PSD quer união civil registada - TVI

Gays: PSD quer união civil registada

Parada gay na Grécia

Sociais-democratas poderão apresentar alternativa à proposta do PS

Relacionados
Dirigentes e deputados do PSD admitem a apresentação no Parlamento de um projecto para criar a figura legal da união civil registada para os casais de homossexuais, como alternativa ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em declarações à Lusa, vários sociais-democratas disseram que há dirigentes e deputados do partido que consideram aquela hipótese, embora esta não tenha sido formalmente discutida na direcção nacional nem na direcção parlamentar do PSD.

A questão do alargamento ou não do casamento civil às pessoas do mesmo sexo e dos direitos dos homossexuais, em geral, não constou do programa eleitoral social-democrata e não é uma prioridade política para o PSD.

Quando o assunto foi debatido e votado no Parlamento, na anterior legislatura, a direcção nacional do partido, liderada por Manuela Ferreira Leite, tomou uma posição oficial contra o casamento entre homossexuais, mas deu liberdade de voto aos deputados do PSD.

Nesta legislatura, o alargamento do casamento aos homossexuais voltará a ser debatido e votado no Parlamento, quando forem agendados os projectos de lei do PS e do BE nesse sentido.

Agora, como na altura, dividem-se as opiniões no PSD, havendo quem seja contra qualquer tipo de união civil entre pessoas do mesmo sexo, quem defenda que estas possam celebrar uma união civil com direitos concedidos pelo casamento mas com outro nome e quem seja a favor de que os homossexuais tenham acesso ao casamento civil.
Continue a ler esta notícia

Relacionados