Casamento gay: Direita conservadora procura alternativa a Cavaco - TVI

Casamento gay: Direita conservadora procura alternativa a Cavaco

Bagão Félix foi convidado para ser candidato presidencial e recusou, mas avisa para os perigos de dividir a direita nas eleições

O antigo ministro das Finanças Bagão Félix foi sondado pela direita católica conservadora para ser candidato à Presidência da República, avançam os jornais «I» e «Público». Segundo o jornal, a direita conservadora está descontente com Cavaco Silva por causa da promulgação da lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Bagão Félix confirmou o convite, mas explica ao «I» que recusou, não revelando contudo de onde partiram esses contactos. «A minha resposta foi categórica. É um cenário que não me passa pela cabeça. Já estou na idade em que não se tomam decisões por emoção».

Em declarações ao «Público», Bagão Félix explica que a promulgação «não se esperava, é daquelas situações em que a ética da convicção deveria estar acima de tudo», afirmou. «Não direi que há revolta, mas há desconforto», «nunca a Igreja reagiu assim, a intervenção do cardeal-patriarca foi muito forte», frisou ainda. «Partilho desse desconforto», disse ao «I».

Bagão Félix alerta, no entanto, para a necessidade de se pensar nos efeitos do aparecimento de outro candidato de direita: «Imagine que eu concorria. Estou perfeitamente convencido de que poderia levar a uma segunda volta entre Cavaco e Alegre. É um risco».

«A promulgação do Presidente abriu fortes fissuras na base de apoio eleitoral cavaquista», disse ao «I» fonte política próxima de Cavaco Silva. «Há franjas do eleitorado, principalmente ligadas aos sectores católicos e militares, que estão zangadas com o Presidente e que preferem a abstenção ao voto; uma candidato alternativo pode capitalizar este descontentamento», refere. Porém, conclui: «Cavaco Silva fez as suas próprias contas e optou pela promulgação».
Continue a ler esta notícia