Cavaco confessa «admiração imensa» por Lula da Silva - TVI

Cavaco confessa «admiração imensa» por Lula da Silva

Presidente da República português assistiu à cerimónia de doutoramento do antigo chefe de Estado brasileiro

O Presidente da República, Cavaco Silva, confessou, esta quarta-feira, «uma admiração imensa» por Lula da Silva, por ter conseguido na presidência do Brasil conciliar o desenvolvimento com o combate à pobreza.

«Além de ser um grande amigo de Portugal, foi um grande Presidente do Brasil», afirmou na Universidade de Coimbra, no termo da cerimónia de doutoramento honoris causa daquele ex-chefe de Estado Brasileiro.

Para Cavaco Silva, Lula da Silva «teve uma projecção internacional notável», de que os portugueses se orgulham. «Conseguiu conciliar o crescimento com a correcção das desigualdades e combate à pobreza. Por isso tenho uma admiração imensa, tal como os portugueses têm uma admiração imensa pelo presidente Lula da Silva», acentuou.

Questionado por um jornalista se seria possível aprender com Lula da Silva para pôr em prática na governação em Portugal, o Presidente da República português respondeu com gargalhadas.

Cavaco Silva disse ter «uma satisfação enorme, uma honra, por estar associado a esta cerimónia», concluiu. Lula da Silva junta-se a mais cinco ex-Presidentes do Brasil doutorados honoris causa pela Universidade de Coimbra, que em 2008 foi inspiradora da criação do Grupo de Coimbra das Universidades Brasileiras, agregando meia centena das mais prestigiadas instituições.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE