Cavaco evoca luta contra Napoleão ao apelar à coragem contra a crise - TVI

Cavaco evoca luta contra Napoleão ao apelar à coragem contra a crise

Cavaco Silva (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

Presidente da República esteve este sábado em Sobral de Monte Agraço

Relacionados
O Presidente da República disse este sábado em Sobral de Monte Agraço que os portugueses que há 200 anos derrotaram as tropas francesas nas Linhas de Torres Vedras dão «coragem» aos portugueses para enfrentar o momento actual do país.

«Senti um certo orgulho por estes portugueses que deram um contributo decisivo para a derrota dos exércitos napoleónicos porque foi aqui que começou a derrocada do império de Napoleão e isso dá-nos coragem para enfrentar o momento actual», afirmou Cavaco Silva aos jornalistas, citado pela agência Lusa.

O Presidente da República recordou que não só os militares, como também muitos camponeses que pegaram em armas «garantiram a independência nacional», uma vez que as Linhas de Torres Vedras contribuíram para a derrota dos exércitos franceses e para «o fim de uma Europa dominada pela força» de Napoleão Bonaparte.

Neste sentido, declarou que «é importante conhecer a história da Guerra Peninsular e, em particular, o papel que as Linhas de Torres desempenharam na contenção do invasor».

Ao evocar a «capacidade de resistência e de sofrimento dos portugueses», o Presidente da República disse ainda: «Importa que tenhamos também a coragem da constância, a capacidade de manter firme e duradouramente uma posição que seja indispensável à construção de um Portugal melhor».

Intervenção de meio milhão de euros

Cavaco Silva falava durante a inauguração das obras de reabilitação de quatro fortes no Sobral de Monte Agraço, que constituem o Circuito do Alqueidão e que foram construídos há 200 anos para defender Lisboa das tropas napoleónicas, durante o período das invasões francesas.

O Circuito do Alqueidão é composto pelos fortes Novo, do Alqueidão, do Simplício, do Machado e ainda por uma zona de apoio aos visitantes, além dos acessos entre os fortes que foram recuperados.

A intervenção, orçada em 500 mil euros, consistiu na reabilitação de acessos aos fortes, escavações arqueológicas e em obras de consolidação dos fortes, para tornar o circuito visitável.

O forte do Alqueidão é uma das principais 152 estruturas fortificadas que compõem as chamadas Linhas de Torres Vedras, construídas sob a orientação do general Wellington, comandante das tropas luso-britânicas no período das invasões francesas, com o intuito de defender Lisboa das tropas napoleónicas, entre 1807 e 1814.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE