Cavaco realça «vibrante dinamismo» na relação com São Tomé - TVI

Cavaco realça «vibrante dinamismo» na relação com São Tomé

Cavaco Silva

Declarações durante um banquete em honra do presidente são-tomense

O Presidente da República, Cavaco Silva, realçou esta quarta-feira o «vibrante dinamismo» existente na relação entre Portugal e São Tomé e Príncipe, no quadro da cooperação e ajuda ao desenvolvimento.

Existe «uma ligação profunda» entre Portugal e São Tomé e Príncipe, «construída por laços histórico-culturais e de amizade que conseguimos concretizar, ao nível político-diplomático, num excelente relacionamento bilateral. Esta ligação que se projeta, igualmente, no plano multilateral, encontra particular expressão no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa», disse Cavaco Silva ao discursar no banquete em honra do Presidente são-tomense.

O Programa Indicativo de Cooperação para 2012/2015 foi recentemente aprovado e será em breve assinado pelos governos de Portugal e São Tomé.

Cavaco Silva disse, a propósito, que «o novo Programa de Cooperação vai para além das importantes áreas tradicionais, como a saúde e a educação, para incluir duas vertentes inovadoras e, também elas, estruturantes: por um lado, o empreendedorismo e o desenvolvimento empresarial e, por outro, a capacitação científica e tecnológica».

Cavaco Silva referiu ainda que «os laços com São Tomé e Príncipe se estendem, aqui em Portugal, às organizações não-governamentais, às academias e estabelecimentos escolares, aos hospitais, às autarquias, ou seja, envolvem grande parte da sociedade civil».

O chefe de Estado português disse, por outro lado, que a integração das comunidades portuguesa e são-tomense que vivem em ambos os países «revela bem a amizade e o entendimento que os dois Povos partilham».

«Portugal é um dos principais investidores e parceiros comerciais de São Tomé e Príncipe. Muitas empresas portuguesas têm vindo a apostar em São Tomé e Príncipe, numa atividade reciprocamente benéfica, com destaque para os setores da banca, das telecomunicações e do turismo», destacou também Cavaco Silva no banquete, no Palácio da Cidadela de Cascais, arredores de Lisboa.

Cavaco Silva congratulou-se com o facto de Manuel Pinto da Costa ter incluído na sua comitiva empresários são-tomenses, manifestando a «firme convicção» de que, dos contactos estabelecidos em Portugal, resultarão «ações concretas e parcerias de sucesso».

O Presidente são-tomense iniciou esta quarta-feira uma visita de Estado e privada a Portugal, que se prolonga até 3 de agosto, a convite do seu homólogo português.
Continue a ler esta notícia