Coimbra: «Universidade na linha da frente da investigação» - TVI

Coimbra: «Universidade na linha da frente da investigação»

Cavaco Silva

No último dia do Roteiro para a Ciência, Cavaco Silva inaugurou Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde

Relacionados
O Presidente da República, Cavaco Silva, realçou esta quinta-feira que a Universidade de Coimbra (UC) «tem vindo a fazer um esforço notável» na área da investigação científica, avança a Lusa.

«A Universidade de Coimbra está na linha da frente da investigação», disse Aníbal Cavaco Silva, na visita a centros de investigação e prestação de serviços à comunidade daquela instituição do ensino superior.

A visita a Coimbra preencheu o segundo dia da 5ª Jornada do Roteiro para a Ciência, dedicada à Matemática, que Cavaco Silva iniciou quarta-feira na Universidade de Évora.

No mesmo contexto, salientou «a importância da competitividade» da economia de Portugal «por via da inovação e da investigação científica».

«Falar da Matemática e nas suas diversas aplicações»

Lamentando que o desempenho dos estudantes portugueses na aprendizagem da Matemática esteja «muito abaixo da média dos jovens» dos restantes países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o Presidente da República frisou que a disciplina «exige muito trabalho».

Disse que ele próprio, quando jovem, não aderiu à «ideia de que a Matemática é lúdica, divertida e fácil».

A 5ª Jornada do Roteiro para a Ciência, que terminou esta quinta-feira, permitiu «falar da Matemática e nas suas diversas aplicações pelo menos um dia e meio».

Para a professora Maria da Nazaré Lopes, do Departamento de Matemática da UC, destacou que «falar das aplicações da Matemática é falar do mundo real, da sua descrição e interpretação, do seu desenvolvimento e evolução».

«Todos estarão conscientes da importância da Matemática como instrumento de cálculo e interpretação em todas as áreas da ciência e tecnologia», sublinhou.

Inauguração do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde

Cavaco Silva visitou, nos pólos II e III da Universidade de Coimbra, o Instituto de Sistemas e Robótica, o Instituto de Telecomunicações e o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), presidindo à inauguração deste último.

Estas três unidades de investigação «são, cada uma no seu campo de actividade, bons exemplos de colaboração interdisciplinar, de interacção institucional e de complementaridade com a Universidades (ou as Universidades que as albergam)», segundo o reitor Seabra Santos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados