Conselho de Estado: Seguro recusa-se a comentar reunião - TVI

Conselho de Estado: Seguro recusa-se a comentar reunião

«Governo não é competente nem a cair»

Secretário-geral do PS diz que, «não me referir ao que se passou no Conselho de Estado é contribuir para a sua dignificação»

O secretário-geral do PS escusou-se esta quarta-feira, em Leipzig, na Alemanha, a fazer comentários sobre o Conselho de Estado, afirmando que esta postura contribui para a «dignificação» do órgão político de consulta do Presidente da República.

«O que eu tinha a dizer disse no Conselho de Estado», afirmou António José Seguro, quando questionado pelos jornalistas sobre o que passou na reunião.

«Sou membro do Conselho de Estado e levo muito a sério o estatuto de membro, e considero que não me referir ao que se passou no Conselho de Estado é contribuir para a dignificação» do órgão político de consulta do Presidente da República, respondeu o secretário-geral do PS, sem fazer mais comentários.

O Conselho de Estado defendeu a necessidade de equilíbrio entre disciplina financeira, solidariedade e estímulo à economia, realçando a possibilidade de criação de um instrumento financeiro de solidariedade para apoiar as reformas estruturais, aumentar a competitividade e o crescimento.

Após sete horas de reunião, o secretário do Conselho de Estado, Abílio Morgado, leu aos jornalistas um comunicado de cinco pontos, enumerando as questões abordadas no encontro do órgão político de consulta do Presidente da República, que tinha como ordem de trabalhos o tema «Perspetivas da economia portuguesa no pós-troika, no quadro de uma União Económica e Monetária efetiva e aprofundada».

O Conselho de Estado debruçou-se igualmente sobre «a perspetiva do reforço da coordenação das políticas económicas e da criação de um instrumento financeiro de solidariedade destinado a apoiar as reformas estruturais dos Estados-membros, visando o aumento da competitividade e o crescimento sustentável».

No terceiro ponto é referido que, no quadro da criação de uma União Bancária, foi também analisada «a instituição dos mecanismos de supervisão, de resolução de crises e de garantia de depósitos dos bancos, um passo da maior importância para corrigir a atual fragmentação dos mercados financeiros da Zona Euro».

O secretário-geral do PS iniciou hoje uma visita de dois dias a Leipzig para participar nas comemorações dos 150 anos dos sociais-democratas germânicos e apoiar a candidatura a chanceler de Peer Steinbrück.

Esta é a segunda vez que António José Seguro se desloca à Alemanha desde que foi eleito secretário-geral do PS, em 2011.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE