Faz quatro anos que Cavaco tomou posse como PR. Como avalia? - TVI

Faz quatro anos que Cavaco tomou posse como PR. Como avalia?

Último ano do mandato começa com a dúvida sobre uma eventual recandidatura

Relacionados
Faz esta terça-feira quatro anos que Cavaco Silva tomou posse como Presidente da República. Depois de um Verão quente, que abalou as relações entre Belém e São Bento, a dúvida é se o chefe de Estado vai ou não recandidatar-se às próximas eleições presidenciais.



DEIXE A SUA OPINIÃO SOBRE OS QUATRO ANOS DE MANDATO DE CAVACO SILVA NA CAIXA DE COMENTÁRIOS NO FINAL DO TEXTO

Esta semana, numa visita a Andorra, Cavaco Silva deixou essa possibilidade em aberto, dizendo que ainda não se debruçou sobre o assunto.

VEJA AQUI OS MELHORES MOMENTOS DO PR EM IMAGENS

A 9 de Março de 2006, quando tomou posse, Cavaco prometeu uma cooperação leal e total com o governo. Se nos primeiros tempos, a relação com o executivo foi pacífica, em 2008 começaram a surgir os primeiros sinais de desentendimento.

O estatuto dos Açores, vetado duas vezes pelo presidente da república, veio clarificar o clima de tensão que já se desenhava.

Um braço de ferro que se agudizou no verão passado, depois do episódio das denúncias de conspiração entre o Governo e a Presidência da República.

Um assessor de imprensa de Cavaco Silva, Fernando Lima, terá denunciado suspeitas de escutas em Belém por parte do governo. Uma polémica que acabou com o afastamento de Fernando Lima do cargo.



O assunto voltou ao centro das atenções, quando Cavaco silva acusa figuras do governo de manipulação, por alegadamente estarem a colar o presidente ao PSD com o objectivo de desviar as atenções.



Semanas depois, alguns dirigentes socialistas levantaram o tema da governabilidade, mas imediatamente cavaco recusou entrar «em jogos políticos».



No arranque do seu último ano de mandato, falta então saber se cavaco vai ou não recandidatar-se, como aliás já é tradição em Belém. Se avançar com uma recandidatura, dois adversários estão já garantidos: Manuel alegre e Fernando Nobre.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE