Madeira: Cavaco elogia «orgulho de ser maior» - TVI

Madeira: Cavaco elogia «orgulho de ser maior»

Cavaco Silva na visita oficial à Madeira (foto Manuel de Almeida/Lusa)

«Existe vontade de vencer», madeirenses «mostram uma vontade indomável», elogiou o Chefe de Estado

Relacionados
O Presidente da República, Cavaco Silva, agradeceu a medalha de ouro da cidade do Funchal que a autarquia lhe concedeu e elogiou a «vitalidade da sociedade civil madeirense».

O chefe de Estado considerou o gesto da autarquia, na sessão solene de comemoração dos 500 anos do Funchal, como um acto de boas-vindas e homenagem dirigido também a todos os portugueses.

O chefe de Estado disse que basta olharmos para a vitalidade da sociedade civil madeirense, para o espírito de aventura dos seus empresários, para o empenho e a capacidade de realização das autoridades regionais para percebermos que, no fundo, nada existe de enigmático neste destino de cinco séculos.

«O que existe, isso sim, é vontade de vencer, trabalho, orgulho de ser maior, desejo de chegar mais além», destacou, acrescentando que com estas qualidades, o Funchal soube erguer-se ao longo de 500 anos, sem se deixar aprisionar pelo lastro do seu passado, mas sem, tão pouco, o enjeitar».

Numa evocação de momentos da história da cidade e dos personagens que por aqui passaram, o Presidente referiu-se a navegadores como Cristóvão Colombo, Luís de Cadamosto, James Cook, para além de Napoleão Bonaparte, o futuro imperador Maximiliano do México, e a imperatriz Isabel da Áustria (Sissi).

Cavaco Silva afirmou que desde os tempos do seu descobridor João Gonçalves Zarco, o Funchal foi um local de «destino e fixação» de homens e de vontades, dando como exemplo dessa vontade de ir mais longe o voo que levou Sacadura Cabral, Gago Coutinho e Ortins de Bettencourt a fazerem o primeiro raid internacional sobre o Atlântico, que terminou no Funchal.

O Chefe de Estado extrapolou dizendo que é «essa vontade» que, ao fim de cinco séculos, se continua a encontrar no povo da Madeira. «A modernização e o desenvolvimento do Funchal são um sinal de que os madeirenses querem sempre ir mais longe, mesmo quando permanecem na sua terra», declarou. Mostram uma «vontade indomável», disse.

O Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu esta terça-feira honras militares junto à Praça do Município no Funchal, onde foi calorosamente aplaudido por várias centenas de pessoas que aguardavam o chefe de Estado. Num gesto inédito, foi permitido que a população se aproximasse do chefe de Estado, tendo Cavaco Silva cumprimentado vários populares.
Continue a ler esta notícia

Relacionados