"Os discursos podem ser muitos, mas a realidade tem muita força" - TVI

"Os discursos podem ser muitos, mas a realidade tem muita força"

Cavaco Silva diz que os motores do desenvolvimento económico e social "estão no investimento, no investimento privado e nas exportações"

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, disse este sábado que os motores do desenvolvimento económico e social do país "estão no investimento, no investimento privado e nas exportações", destacando o papel dos empresários na execução do programa de ajustamento. Cavaco Silva disse ainda que no plano económico os discursos podem ser muitos mas "a realidade tem muita força".

"Agora, como nos próximos anos, não tenho a mínima dúvida que os motores de crescimento da economia portuguesa, que os motores do desenvolvimento económico e social do nosso país estão no investimento, no investimento privado e nas exportações. E o investimento e as exportações vêm acima de tudo da iniciativa privada."

O Chefe de Estado falava no final de uma visita à empresa Duorum, na freguesia de Castelo Melhor, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda.

"Portanto, eu não acredito que no futuro qualquer que seja o Governo que tenhamos em Portugal possam ignorar estas realidades."


Para Cavaco Silva, "a realidade tem muita força": "Os discursos podem-se fazer muitos, a retórica pode ser muito abundante, mas a realidade acaba sempre por se impor, mesmo que não venha da União Europeia, mesmo que não venha do Fundo Monetário Internacional, mesmo que não venha das agências de ‘rating’, mesmo que não venha dos mercados. Há de chegar da força do nosso povo".

"Eu encontrei isso claramente ontem, na visita que voltei a fazer às Aldeias Históricas. São as gentes desta terra que perceberam quão importante é para o seu desenvolvimento a preservação do seu património histórico e o seu património cultural", disse.

Na sua intervenção, elogiou também o empresário José Franco, que investiu em Foz Côa, criando uma empresa agrícola com 160 hectares de vinha, nove postos de trabalho permanentes e 40 eventuais.

"É com empresários como este que nós venceremos todas as nossas dificuldades. Foi com empresários como estes que nós conseguimos executar um exigente programa de ajustamento para corrigir os desequilíbrios das nossas contas públicas, da nossa competitividade, e das nossas contas externas", afirmou.

Acrescentou que "foi com empresários como estes e com os seus trabalhadores que Portugal conseguiu novamente o acesso aos mercados financeiros internacionais a taxas de juro comportáveis".

"Foi com empresários como estes que nós conquistámos mercados na Ásia, na América Latina, como referiu, no Canadá, nos Estados Unidos, na Europa de Leste. Foi com estes empresários que a economia portuguesa se tornou uma economia integrada no mercado global, competitiva, enfrentando mercados exigentes, mais produtiva e que nos dá uma forte esperança para o futuro", rematou.

Na deslocação a Vila Nova de Foz Côa, Cavaco Silva também visitou o Museu do Côa, tendo-se mostrado "impressionadíssimo" com a arquitetura do complexo cultural.

O presidente da Câmara Municipal, Gustavo Duarte, deu conta do orgulho por liderar um município que tem dois patrimónios mundiais: o Douro Vinhateiro e as gravuras rupestres.

No entanto, alertou para a necessidade de existir sinalética a indicar o Museu do Côa nas principais vias rodoviárias de região e de ser corrigido o modelo de gestão da fundação que gere o espaço.
Continue a ler esta notícia