Petição contra Cavaco não irá «cair em vão» - TVI

Petição contra Cavaco não irá «cair em vão»

Cavaco (Lusa/José Sena Goulão)

Primeiro signatário garante que documento vai mesmo para a Assembleia da República

Relacionados
ACTUALIZADA ÀS 16h58

A petição online que pede a demissão do Presidente da República e que já reuniu mais de 19 mil assinaturas vai mesmo ser enviada à Assembleia da República, disse à Lusa o primeiro signatário do documento.

«Seja pela minha mão, ou pela mão de outros signatários que já manifestaram a sua disponibilidade para o fazer, a petição irá mesmo seguir para a Assembleia da República», disse Nuno Luís Marreiros, que no sábado lançou a petição «Pedido de demissão do Presidente da República».

Nuno Luís Marreiros adiantou ainda que tomou a decisão de enviar a petição para o Parlamento depois de segunda-feira lhe terem começado a chegar mensagens de signatários no sentido de «não deixar cair em vão» tantas assinaturas já recolhidas.

Admitindo que o resultado final da petição não seja mesmo o objectivo a que se propõe, ou seja, a demissão do chefe de Estado, Nuno Luís Marreiros disse acreditar que poderá ser vista como «uma primeira manifestação da participação dos cidadãos na vida política».

«Há muitas críticas à falta de participação dos cidadãos, por isso este pode ser um exemplo de participação ordeira e sem recurso a manifestações violentas, uma forma de mostrar que os portugueses estão descontentes com a actuação do Presidente da República», acrescentou.

No texto da petição, que já foi assinada por mais de 19 mil pessoas, são recordadas as declarações do chefe de Estado na sexta-feira, quando Cavaco Silva afirmou que aquilo que vai receber como reforma «quase de certeza que não vai chegar para pagar» as suas despesas.

«Estas declarações estão a inundar de estupefacção e incredulidade uma população que viu o mesmo Presidente promulgar um Orçamento de Estado que elimina o 13.º e 14.º meses para os reformados com rendimento mensal de 600 euros», lê-se no texto da petição.

Perante «tão grande falta de senso e de respeito para com a População Portuguesa», é ainda referido na petição, o Presidente da República «não reúne mais condições nem pode perante tais declarações continuar a representar a população Portuguesa».

Uma petição tem se ser subscrita por mais de quatro mil cidadãos para ser apreciada no plenário da Assembleia da República.
Continue a ler esta notícia

Relacionados