"Votem independentemente dos futebóis", pede Cavaco - TVI

"Votem independentemente dos futebóis", pede Cavaco

Cavaco Silva [Lusa]

Presidente da República foi apanhado de surpresa com marcação de jogos de futebol no dia das eleições legislativas

Há jogos de futebol marcados para 4 de outubro, dia das eleições legislativas, o que apanhou o Presidente da República de surpresa. Cavaco Silva apela, por isso, aos portugueses para que votem "independentemente de futebóis ou de qualquer outro desporto ou outro evento".

"Podem ir, mas antes ou depois não deixem de exercer o seu direito de voto porque o que está em causa no nosso país é muito, muito importante"

O chefe de Estado pensou que as partidas fossem agendadas tendo em conta o ato eleitoral, e dado que o Presidente anunciou a data das legislativas há quase dois meses. 

"Fiquei surpreendido que se tenha quebrado esta tradição de não ocorrerem jogos de futebol no dia das eleições. E, tendo eu anunciado o dia da eleição no dia 22 de julho, nessa altura pensei que os organismos do futebol e os clubes conseguiriam encontrar calendários adequados para que tradição se mantivesse"


Em Setúbal, no final de uma visita ao Serviço de Formação Profissional, Cavaco Silva recordou igualmente que na mensagem que dirigiu ao país a 22 de julho sublinhou que "era altamente desejável" que, depois das eleições, Portugal tivesse "um Governo com apoio maioritário na Assembleia da República". E insistiu que o julgamento cabe aos eleitores.

"Por isso, independentemente de futebóis ou de qualquer outro desporto ou outro evento, não deixem de ir votar", repetiu, considerando que "os portugueses vão fazer um esforço para conciliar o seu entusiasmo futebolístico com a responsabilidade que lhe cabe no dia 4 de outubro", cita a Lusa.

Benfica, Porto e Sporting vão jogar na sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol nesse dia. É a primeira vez que tal acontece em dia de eleições para a Assembleia da República.

Já depois do anúncio da marcação dos jogos dos três ‘grandes', a Liga Portuguesa de Futebol Profissional esclareceu que esta foi acordada com os clubes, tendo em conta as competições europeias e os jogos da seleção. Todas as suas outras competições foram antecipadas para 3 de outubro, de forma a não coincidir com o dia das eleições. 

Na altura, contactado pela Lusa, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) afirmou "que a lei não proíbe as atividades normais e correntes" no dia das eleições. Contudo, acrescentou, "tem havido a opinião consensual de que não é adequado" a realização de jogos de futebol no mesmo dia e, em 40 anos de democracia, esta será a primeira vez que tal acontece em dia de eleições para a Assembleia da República.

"Diria que é pouco sensato misturar as duas coisas. Não é proibido, mas não é recomendável"


Já esta terça-feira, no fim de uma sessão plenária da CNE, João Almeida reiterou a posição já tornada pública anteriormente.

"A Liga deu as razões porque manteve os três jogos [do Benfica, do Porto e do Sporting]. Continuamos a entender que não deveria haver eventos com grande aglomerado de pessoas e que obriguem a deslocações para longe das áreas de residência".

A CNE desaconselhou a realização de eventos do género em dias de eleições, pois, para além de poderem contribuir para a abstenção, podem causar "problemas sérios devido à proximidade dos jogos às assembleias de voto".



 
Continue a ler esta notícia