Conselho de Estado apela a «diálogo construtivo» - TVI

Conselho de Estado apela a «diálogo construtivo»

Órgão diz que salvaguarda dos interesses do país passa pelo cumprimento de metas subscritas

Relacionados
Última actualização às 00:40

Após mais de seis horas de reunião, do Conselho de Estado desta terça-feira saiu um apelo ao «diálogo construtivo» para fazer frente aos desafios que o país tem pela frente.

«Num momento em que na Assembleia da República decorrem os trabalhos para a aprovação do Orçamento do Estado para 2012, o Conselho de Estado apela a todas as forças políticas e sociais para que impere um espírito de diálogo construtivo», disse o secretário deste órgão, Abílio Morgado, que leu um comunicado no final da reunião.

Foi ainda sublinhado que este diálogo deve ter como objectivo «assegurar os entendimentos que melhor sirvam os interesses do país, quer a estabilização financeira, quer o crescimento económico, a criação de emprego e a preservação da coesão social».

«O Conselho de Estado manifestou ainda a sua confiança em que Portugal saberá estar à altura dos desafios que tem à sua frente e em que será uma voz activa na defesa da moeda única e do reforço dos princípios da coesão e da solidariedade, que alicerçam desde há várias décadas o projecto da construção europeia», disse ainda Abílio Morgado.

É ainda pedida uma «atitude de cooperação e solidariedade» aos portugueses para se ultrapassarem as dificuldades, numa altura em que se vive uma «situação de incerteza».

Recordando-se que Portugal assumiu «compromissos exigentes» no âmbito do programa de assistência financeira, no comunicado é ainda feita referência «ao consenso político» que existiu em torno dessa ajuda.

«O consenso político em torno daquele programa constituiu-se em garantia de que Portugal honrará os seus compromissos e relevou-se uma importante vantagem no plano internacional», lê-se na nota.
Continue a ler esta notícia

Relacionados