Lisboa: CDS quer «devolver o sonho» à capital - TVI

Lisboa: CDS quer «devolver o sonho» à capital

Santana Lopes e António Costa (fotomontagem)

Coordenadores autárquicos do PSD e CDS-PP discutiram regras e princípios das eventuais coligações entre os partidos

Relacionados
O CDS-PP manifestou esta terça-feira o desejo de que haja uma coligação em Lisboa com os sociais-democratas para «devolver o sonho» à capital, enquanto o PSD disse não ter recebido nenhuma proposta da sua estrutura local nesse sentido, escreve a lusa.

Os secretários-gerais do PSD e do CDS-PP e os coordenadores autárquicos dos dois partidos estiveram hoje reunidos na sede social-democrata, em Lisboa, para discutir as regras para as suas coligações autárquicas.

Negociar compete às estruturas locais

Em declarações aos jornalistas, o coordenador autárquico do CDS-PP, Hélder Amaral, salientou que na reunião não foram discutidos casos concretos de eventuais coligações, apenas regras e princípios. A negociação de coligações compete às estruturas locais dos partidos, acrescentou.

Questionado se as estruturas locais de Lisboa do PSD e do CDS-PP estão em conversações tendo em vista uma coligação, Hélder Amaral respondeu: «Estão em conversações e o que nós podemos desejar é que possam cumprir com a vontade dos militantes, chegar a bom porto e que consigam um acordo para que seja possível libertar Lisboa e devolver o prestígio e o sonho à capital».

Lisboa já esteve melhor

«O passado diz isso mesmo, sempre que houve um governo do CDS ou um governo de direita Lisboa esteve bem melhor do que está hoje. Hoje é preciso libertá-la e os dois partidos têm essa responsabilidade de tentar libertar Lisboa do governo socialista», defendeu.

O coordenador autárquico do CDS-PP reforçou que «os dois partidos têm essa responsabilidade, é um processo que não será fácil, como nenhum, mas que está entregue a quem tem poderes para isso».

Nada em contrário

Interrogado se tem conhecimento de que uma coligação em Lisboa é também a vontade da estrutura local e da candidatura do PSD ou se é apenas a vontade do CDS-PP, Hélder Amaral respondeu: «Temos conhecimento de que é essa a vontade, nada nos foi dito em contrário».

Em seguida, o coordenador autárquico do PSD, Manuel Castro Almeida, reiterou que o caso de Lisboa não foi discutido na reunião de hoje, como não foi nenhum caso em concreto.

Questionado se confirmava que as estruturas locais de Lisboa do PSD e do CDS-PP estão em conversações sobre uma eventual coligação e se a direcção nacional social-democrata tem alguma posição quanto a isso, Castro Almeida lembrou que «a metodologia que está definida no PSD é a de haver propostas das estruturas locais, ao nível concelhio, que fazem as propostas à estrutura distrital e a estrutural distrital faz propostas à estrutura nacional».

«A estrutura nacional avaliará quando receber proposta da estrutura local, da estrutura distrital. Não é o caso, ainda, no que respeita a Lisboa», adiantou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados