Portas avisa: UE ameaça cortar fundos a Portugal - TVI

Portas avisa: UE ameaça cortar fundos a Portugal

Paulo Portas

Líder do CDS revela que tem carta da Comissão Europeia sobre fundos para agricultura

Relacionados
Paulo Portas afirmou esta sexta-feira em Guimarães que tem uma carta da Comissão Europeia que avisa que caso os fundos europeus para a agricultura não sejam utilizados, Portugal poderá perde-los. A missiva, datada de 31 de Agosto é, segundo o líder do CDS, «um aviso muito sério».

«No Continente, estava prevista a aplicação 163 milhões de euros. 100 por cento não foram utilizados. Nos Açores, estavam previstos 6 milhões de euros. Foram usados 85 por cento. Na Madeira, estavam previstos 6 milhões de euros e 100 por centro não foram usados», disse Portas.

«É tal é o grau de surpresa que a comissão europeia pede ao Governo português que veja bem quais são as previsões para o terceiro trimestre porque não é um comportamento aceitável inscrever verbas que depois não são aplicadas praticamente na sua totalidade», adiantou.

«A comissão diz em linguagem suficientemente clara que pode reduzir pagamentos à agricultura portuguesa porque o Governo não investe os fundos comunitários. Isto é de uma gravidade enorme», disse ainda.

E Portas desafiou mesmo José Sócrates, que esta tarde estará em Guimarães, a «confirmar a existência da carta». «Se não confirmar, eu mostro-a».
Continue a ler esta notícia

Relacionados