Governo "desrespeita os profissionais das forças de segurança” - TVI

Governo "desrespeita os profissionais das forças de segurança”

Jorge Machado

CDU acusa o Executivo de ignorar problemas como a "degradação das condições de trabalho" dos militares da GNR

Relacionados
A CDU acusou, esta quarta-feira, o Governo de "desrespeito pelos direitos e dignidade dos profissionais das forças de segurança", apontando como problemas o "desinvestimento" e a "degradação das condições de trabalho".

Esta posição surge na sequência de uma visita às instalações do posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Trofa, distrito do Porto, com os comunistas a apontarem que constaram que "os efetivos do posto da Trofa desempenham as suas funções em instalações degradadas e a reclamar obras de recuperação e reorganização urgentes".

"A realidade do país e do distrito torna necessária a melhoria das instalações e equipamentos, a dotação do número de efetivos suficiente, adequando o dispositivo policial à missão fundamental de garantir a segurança e tranquilidade das populações", lê-se num comunicado da CDU.


Os comunistas consideram ainda "a necessidade do reconhecimento da natureza civil de todas as forças de segurança, bem como o reconhecimento do risco da sua missão", defendendo que "a segurança e tranquilidade dos cidadãos é um valor inseparável do exercício das suas liberdades", o que "exige uma forte aposta na prevenção e no policiamento de proximidade".

Após a visita ao posto da Trofa, a delegação da CDU, que incluía o deputado na Assembleia da Republica Jorge Machado, defendeu que o Governo deve criar condições para a promoção do "envolvimento das populações e o seu próximo relacionamento com as forças de segurança, designadamente por via dos conselhos municipais de segurança" que na opinião dos comunistas "devem ser chamados a dar importante contributo".
Continue a ler esta notícia

Relacionados