BE vai questionar Passos por escrito sobre Silva Carvalho - TVI

BE vai questionar Passos por escrito sobre Silva Carvalho

Cecília Honório considera caso «muito grave para a democracia»

Relacionados
O BE disse nesta terça-feira que vai questionar por escrito o primeiro-ministro sobre a integração de Jorge Silva Carvalho na Presidência do Conselho de Ministros, quando este é alvo de processos judiciais, num caso «muito grave para a democracia».

«O primeiro-ministro tem a tutela dos serviços de informações e nós queremos que o primeiro-ministro responda cabalmente, porquê agora, por que é que o pedido feito há tanto tempo pelo ex-diretor do SIED teve agora um sim, acho que é um aspeto interessante, porquê a demora e o que o justifica e simultaneamente as condições e os critérios», declarou a bloquista Cecília Honório.

Cecília Honório considerou que «a lei concede de facto muitas garantias e tem de ser alterada» e defendeu que «há uma avaliação política a fazer de responsáveis que foram ignorando sinais tão perigosos» nos serviços de informações.

«Estamos perante um caso muito grave para a democracia, numa história de promiscuidade entre uma grande empresa e os serviços de informações e vamos fazer perguntas a quem tutela os serviços de informações», declarou.

A deputada do BE disse nunca ter entendido «como é que, perante tantos sinais dados por estes responsáveis e tantas irregularidades, os responsáveis, nomeadamente o próprio secretário-geral [das secretas], não tenham agido em conformidade».

«O país não percebe como é que, com tanto desemprego, o ex-diretor do SIED, que é suspeito de utilização indevida de dados pessoais, de abuso de poder e de violação do segredo de Estado, tem um emprego garantido na PCM», ironizou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados