CGD: CDS-PP insta Costa a demonstrar “maquilhagem” para “saída limpa” - TVI

CGD: CDS-PP insta Costa a demonstrar “maquilhagem” para “saída limpa”

Deputada do CDS-PP, Cecília Meireles

Vice-presidente do partido diz que "mais uma vez, o primeiro-ministro geriu de forma bastante irresponsável, diria mesmo inacreditavelmente irresponsável, o dossiê da CGD"

A vice-presidente do CDS-PP Cecília Meireles incitou o primeiro-ministro a comprovar o que afirmou segunda-feira em entrevista à RTP, quando disse ter havido "maquilhagem" nas contas da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Ontem [segunda-feira], mais uma vez, o primeiro-ministro geriu de forma bastante irresponsável, diria mesmo inacreditavelmente irresponsável, o dossiê da CGD. Esta não é a forma de tratar um assunto de tão grande responsabilidade como a CGD", insurgiu-se, em declarações aos jornalistas no parlamento.

A parlamentar democrata-cristã referia-se à sugestão de António Costa, em entrevista à RTP, de que "o que aconteceu, seguramente, no passado foi maquilhar uma situação que permitisse anunciar uma ‘saída limpa' [do programa de assistência económico-financeiro]".

O que me parece é que não é forma responsável de tratar e gerir um assunto, seja de um banco público ou privado, a de, sistematicamente, estar a lançar boatos, coisas, para a opinião pública que, depois, nunca têm consequências", frisou.

Em requerimento parlamentar, a bancada centrista pede ao chefe do executivo socialista "documentação e indícios que provem a afirmação de maquilhagem da CGD" e "documentação e indícios sobre a ligação entre a CGD e o anúncio do fim do programa da ‘troika'", através da Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da CGD e Gestão do Banco.

Acho que a CGD foi uma instituição muito vigiada e auditada por variadíssimos organismos, mas se há partido que, desde início, disse que queria uma comissão de inquérito para então averiguar tudo o que aconteceu nos últimos 10/15 anos foi o CDS", continuou Cecília Meireles, confrontada com o relatório do Tribunal de Contas onde se lê que houve "falta de controlo" na CGD entre 2013 e 2015 e o Estado aprovou documentos de prestação de contas sem ter a informação completa.

Para a deputada do CDS-PP, que salvaguardou o facto de ainda não conhecer o documento, "trata-se de factos muito graves e que terão, naturalmente, de ser apurados, quer na comissão de inquérito, quer fora dela"

O CDS-PP, tal como o PSD, têm hoje em debate no parlamento iniciativas sobre alterações ao estatuto do gestor público e regimes jurídicos do setor empresarial do Estado e do setor empresarial local, bem como as obrigações de declaração de rendimentos e património e limites remuneratórios.

Continue a ler esta notícia