Menezes sugere ponte entre Algés e Trafaria - TVI

Menezes sugere ponte entre Algés e Trafaria

  • Portugal Diário
  • 7 abr 2008, 15:47
Luís Filipe Menezes

Para os lisboetas travessia seria «bem mais útil do ponto de vista da ligação das duas margens»

Relacionados
O presidente do PSD apelou esta segunda-feira ao Governo para reequacionar a nova travessia sobre o Tejo, admitindo que uma ligação entre Algés e Trafaria seria «bem mais útil» para os lisboetas do que entre Chelas e Barreiro, noticia a Lusa.

«Para a qualidade de vida dos lisboetas, porventura uma travessia Algés-Trafaria seria, neste momento, bem mais útil do ponto de vista da ligação das duas margens», disse, à Lusa, Luís Filipe Menezes.

O líder social-democrata sustentou que a ligação entre Chelas e Barreiro «não é uma travessia para dar qualidade de vida» aos cidadãos de Lisboa e de toda a Área Metropolitana, «mas mais para aproximar a margem norte do novo aeroporto».

«Ora, a ponte Vasco da Gama está longe de estar saturada», referiu Menezes, apelando ao Governo que reequacione o projecto. «Pelo menos até haver estudos que convençam os portugueses de que os 1,2 mil milhões de euros previstos para a nova travessia não deveriam ser canalizados para outro tipo de investimentos, mesmo na Área Metropolitana de Lisboa», disse.

Menezes lembrou que naquela área «há muita gente que ainda tem transportes urbanos rudimentares» e que a própria rede do metro «merecia ser expandida».

TGV: Menezes com dúvidas

O presidente do Eixo Atlântico, Luís Filipe Menezes, afirmou ter dúvidas acerca da concretização, até 2013, da ligação Porto/Vigo em comboio de alta velocidade. O líder do PSD, que falava em Vigo numa reunião do Eixo Atlântico, considerou mesmo que todo o projecto em Portugal está envolvido numa «grande penumbra».

«Todo o projecto de alta velocidade está um bocadinho encalhado e numa grande penumbra. Mesmo alguns projectos que foram tornados públicos nas últimas semanas e nos últimos meses têm tido contestação de autarcas e associações ambientais. Não se sabe a solidez desses projectos e, portanto, também não se sabe a consistência dos prazos que estão a ser prometidos», disse Luís Filipe Menezes, em declarações à agência Lusa.

«Penso que é de duvidar desses prazos» sustentou.

Luís Filipe Menezes, que é também presidente do PSD, reiterou que todo o projecto do TGV em Portugal «mereceria um amplo debate», para estudar se vale a pena implementar um comboio de altíssima velocidade entre o Porto e Lisboa.

CLC
Continue a ler esta notícia

Relacionados