Presidente chinês cancela visita a Portugal - TVI

Presidente chinês cancela visita a Portugal

Confrontos em Urumqi (China)

Hu Jintao também não estará presente na cimeira do G8 devido aos conflitos em Xinjiang

A visita do chinês Hu Jintao a Portugal foi adiada devido aos conflitos em Xinjiang, na região autónoma uigure, no noroeste da China, revelou fonte diplomática à agência «Lusa» em Pequim.

Apesar do adiamento da visita do chefe de Estado chinês a Portugal, será mantida a realização, sexta-feira e sábado, do Fórum Económico e Comercial luso-chinês, que reunirá em solo português um número recorde de empresários chineses (mais de 200), indicou a mesma fonte

«A data para a visita de Estado a Portugal vai ser fixada mais tarde pelas autoridades chinesas e portuguesas», já tinha revelado a agência oficial chinesa, «Nova China».

Confrontos e repressão na China

Vários acordos de cooperação - sobre turismo, pequenas e médias empresas e outras áreas - deveriam ser assinados durante a visita, que atrairia igualmente a Lisboa cerca de 50 jornalistas chineses.

Alem do homólogo português, Aníbal Cavaco Silva, Hu Jintao tinha encontros previstos com o presidente da Assembleia da Republica, Jaime Gama, e com o primeiro-ministro, José Sócrates, assinalando ao mais alto nível o 30.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

O presidente chinês chegou a Roma no domingo para uma visita de Estado a Itália a convite do presidente italiano Giorgio Napolitano. No entanto, os conflitos em Xinjiang levaram o presidente chinês a decidir-se pelo regresso a casa, falhando a participação na cimeira e a visita a Portugal que se seguiria.

Segundo a agência «Nova China», o conselheiro de Estado Dai Bingguo vai representar o chefe de Estado chinês na cimeira dos G8 a realizar na cidade italiana de L'Aquila.
Continue a ler esta notícia