Lisboetas vão participar no orçamento da autarquia - TVI

Lisboetas vão participar no orçamento da autarquia

Câmara de Lisboa (arquivo)

Câmara de Lisboa aprovou instrumentos para a realização do orçamento participativo de 2009

Relacionados
A Câmara de Lisboa aprovou esta quarta-feira os instrumentos para a realização do orçamento participativo de 2009, sendo que a verba a aplicar decidida pelos cidadãos deverá situar-se entre um e dois por cento do orçamento da autarquia, escreve a Lusa.

Os vereadores aprovaram, em reunião do executivo municipal, a carta de princípios do orçamento participativo e conselho participativo.

O vereador do Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, adiantou que a participação dos cidadãos deverá reflectir-se em «um ou dois por cento» do orçamento do município para 2009.

«Ainda não está decidido», afirmou Sá Fernandes que se congratulou pela aprovação das propostas.

O presidente da Câmara, António Costa (PS), sublinhou que o orçamento participativo é «um processo novo que se inspira nas melhores práticas internacionais, nomeadamente na chamada Agenda XXI Local».

Câmara de Lisboa discute bicicletas na cidade

Lisboa vai pagar dívidas a grandes credores

António Costa enquadrou o orçamento participativo num conjunto de medidas de incentivo à participação cívica em que se inserem as reuniões de Câmara descentralizadas e o «licenciamento aberto», a primeira medida do programa de simplificação administrativa do Município (Simplis).

O «licenciamento aberto» divulga todos os processos de licença pendentes na autarquia, que são colocados no sítio da Internet da Câmara.

A vereadora do movimento Cidadãos por Lisboa Helena Roseta congratulou-se pela aprovação das propostas, subscritas igualmente pelo seu grupo municipal, e considerou «curioso» que «as maiores resistências» ao orçamento participativo tenham vindo do movimento Lisboa com Carmona.

«Ficou clara uma divergência estratégica entre os dois movimentos de cidadãos», afirmou, sublinhando o «descrédito e descrença» manifestado por Carmona Rodrigues naquele instrumento de participação.

Nenhum eleito do movimento Lisboa com Carmona compareceu na conferência de imprensa que se realizou após a reunião do executivo municipal, que decorreu à porta fechada entre as 09:30 e cerca das 19:00.
Continue a ler esta notícia

Relacionados