PSD e PS (não) comentam declarações de Cavaco sobre cobertura das eleições - TVI

PSD e PS (não) comentam declarações de Cavaco sobre cobertura das eleições

Cavaco Silva [Lusa]

PSD reserva posição sobre cobertura eleitoral para breve e PS diz que a iniciativa "está nas mãos da maioria” e falará "a seu tempo"

Relacionados
O PSD escusou-se esta segunda-feira a comentar publicamente declarações do Presidente da República sobre a cobertura mediática de eleições, reservando uma posição para breve, enquanto o PS diz que a iniciativa "está nas mãos da maioria".

"O PSD, como é de resto seu timbre, até por respeito institucional, não comenta, como nunca o fez, as palavras do Presidente da República. Sobre a matéria específica em apreço, o partido comunicará a sua posição publicamente, após partilhá-la com o Presidente da República, numa futura ocasião", disse à Lusa o porta-voz social-democrata, Marco António Costa.


Cavaco Silva, em visita oficial à Noruega, classificou domingo a atual legislação que regula a cobertura jornalística das campanhas eleitorais como "a lei mais anacrónica que existe", comparando-a à lei da reforma agrária, a qual o próprio alterou enquanto primeiro-ministro.

Por seu turno, fonte parlamentar do maior partido da oposição, PS, afirmou que o assunto "está nas mãos da maioria (PSD/CDS-PP), que tem o seu projeto em cima da mesa", como cita a Lusa.

"A seu tempo, o PS adotará uma posição sobre o que for proposto. Até lá, o PS não contribuirá para mais ruído como o que foi provocado", disse a mesma fonte socialista.


A polémica em torno da cobertura das campanhas subiu de tom nas últimas semanas, ao ser conhecido um anteprojeto de PSD, CDS-PP e PS – que não chegou a ser entregue na Assembleia da República, que incluía a obrigação de todos os órgãos de comunicação social apresentarem "planos de cobertura" a uma comissão mista da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC).

A intenção dos legisladores encontrou forte oposição por parte da maioria dos responsáveis pelos diversos órgãos de comunicação social portugueses.

PCP e BE, consultados sobre a iniciativa de PSD, CDS-PP e PS, cedo se colocaram à margem do processo e anunciaram que votariam contra, caso o documento entretanto conhecido se mantivesse intacto.

A polémica em torno da cobertura das eleições surgiu nas autárquicas de 2013 quando a CNE impôs aos órgãos de comunicação social a garantia de "um tratamento igual e não discriminatório a todas as candidaturas", levando a um boicote das televisões à cobertura tradicional da campanha.

Há mais de um ano, a meses das eleições europeias, as bancadas de PSD, CDS e PS também tentaram alterar a legislação, que data de 1975, por consenso.

Porém, o projeto socialista, que colocava a CNE a "instituir e assegurar um mecanismo de concertação e mediação entre as candidaturas e os órgãos de comunicação interessados", depois de ouvida a ERC acabou "chumbado", ao passo que o diploma de sociais-democratas e centristas, diferenciando os períodos de pré-campanha e de campanha oficial, para dar liberdade editorial aos órgãos de comunicação social no primeiro, se manteve, até agora, em discussão em sede de especialidade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados