Sócrates avisa PSD: «Se não falam, oiçam» - TVI

Sócrates avisa PSD: «Se não falam, oiçam»

José Sócrates fez rasgados elogios à ministra da Educação, no comício de «rentrée» em Guimarães

José Sócrates discursou, este sábado, no Multiusos de Guimarães, no comício que marcou a «rentrée» socialista. Entre a defesa das suas reformas e o ataque às críticas de fora, o primeiro-ministro deixou um aviso claro ao PSD, depois de questionar as suas propostas.

«Não sei se as minhas perguntas vão ter resposta... Parece que temos uma direita que não fala e que remédio temos de respeitar esse voto de silêncio. Mas já que não falam, oiçam: queremos uma segurança social pública. É aqui que está a fronteira entre a esquerda e a direita, uma diferença social!», disse, ouvindo fortes aplausos do público.

A «nova geração de políticas sociais» foi mesmo um dos pontos fortes do discurso de Sócrates: «Cada vez que o PS está no poder, as políticas sociais avançam em Portugal».

Mas o grande elogio do líder socialista foi mesmo para Maria de Lurdes Rodrigues: «É a área onde melhor se vê a mudança. A escola pública tem mais alunos e melhores resultados. Sem a determinação e coragem da ministra, não teríamos os resultados que podemos apresentar. Quero dizer-lhe que nós, socialistas, é que temos orgulho em tê-la como nossa ministra».

«O PS é um partido de esquerda da acção e não da retórica»

O Código do Trabalho também foi referido e o secretário-geral do partido lembrou os seus objectivos: «Promover a adaptabilidade das empresas, dinamizar a contratação colectiva e combater a precariedade laboral». «A essas mudanças opõem se as forças do costume. Os que em tudo vêem a luta de classes, aqueles que não querem mudar nada e aqueles que acham que todas as desculpas são boas para atacar o PS».

Depois de mais de 40 minutos de discurso, Sócrates terminou com confiança: «Não somos dos que desistem, o país sabe que pode contar connosco. A mensagem que levo daqui é que a vontade de levar o país para a frente é a vontade deste pavilhão e de todos nós».

Guimarães, a capital socialista por um dia
Continue a ler esta notícia