PT/TVI: o que foi dito até agora - TVI

PT/TVI: o que foi dito até agora

Paulo Penedos (José Sena Goulão/Lusa)

Nas nove audições que já se realizaram ninguém provou que o Governo interferiu no negócio ou que Sócrates mentiu. Mas as dúvidas e as contradições têm chegado para alimentar a convicção da oposição

Após a primeira semana de audições da comissão de inquérito à tentativa de compra da TVI por parte da PT, nenhum dos depoentes provou que o Governo interferiu no negócio ou que Sócrates mentiu.

No entanto, as dúvidas e contradições têm chegado para alimentar a convicção da oposição. Recorde o que foi dito até agora.

PT/TVI: as datas de um negócio ainda por explicar

Mário Lino: o ex-ministro com a tutela das Comunicações só soube do negócio a 23 de Junho pela notícia do «i» e admite que a PT lhe possa ter escondido as negociações, até porque o negócio estava «nos primórdios». Esteve com Sócrates a 25 de Junho e resolveram que o Governo não iria apoiar o negócio. Comunicou-o a Granadeiro e Bava no dia seguinte. Admite que Rui Pedro Soares é seu amigo, mas assegura que nunca lhe falou do negócio.

Carlos Enes: o jornalista da TVI jantou com dois deputados do PS e um assessor do Governo em 2005, tendo sido avisado de que Manuela Moura Guedes iria ser afastada como condição ao apoio do Governo à entrada da Prisa na Media Capital. Posteriormente, seria José Eduardo Moniz a ser afastado.

Pais do Amaral: o ex-presidente da Media Capital revelou que já tinha negociado a entrada da PT na TVI «três vezes», tenho chegado a haver um term sheet.

Paulo Penedos: o ex-consultor jurídico da PT garante que «nunca» nenhum membro do Governo ou o primeiro-ministro sequer falaram consigo sobre o negócio. Nega ter preparado um pré-acordo, mas admite ter analisado um contrato para Moniz se tornar consultor da PT. Tudo o que sabia era «através de Rui Pedro Soares», que lhe falava do negócio desde «antes de Maio».

Confrontado com o teor das escutas do processo Face Oculta, Penedos negou comentar «conversas privadas». Perante a não negação do facto de ter conversado com Rui Pedro Soares sobre o afastamento de Moura Guedes e Moniz, o PSD pediu a transcrição das escutas.

Ao revelar que Rui Pedro Soares lhe pediu um parecer sobre a entrada da Taguspark na TVI, Penedos deu o mote à oposição para também investigar o caso Taguspark. O BE já tinha pedido a documentação deste processo, enquanto o CDS-PP decidiu chamar Amético Thomati, presidente da comissão executiva da Taguspark.

Rafael Mora: o membro do conselho de administração da PT só soube do negócio na reunião de 25 de Junho, onde entendeu que «o negócio não tinha chegado ao fim». No entanto, a 19 de Junho, Moniz já lhe tinha dito que a PT queria comprar a TVI.

Rui Pedro Soares: o ex-administrador da PT, considerado a «peça central» do negócio, recusou-se a responder às perguntas dos deputados. No entanto, leu uma declaração onde pediu desculpa a Sócrates por ter invocado o seu nome.

Soares Carneiro: o ex-administrador da PT garante que nem sequer teve «nada a ver» com o negócio. Soube pela primeira vez a 19 de Junho, numa «conversa de corredor» com Rui Pedro Soares. Como única «pressão» sobre a PT, lembrou o pedido de esclarecimentos de Presidente da República.

Jorge Tomé: o representante da CGD na PT contou que a comissão executiva já tinha manifestado interesse pela TVI noutras alturas. Considerou um «lapso» o facto do term sheet de 25 de Junho referir que a 22 de Junho os termos do acordo tinham de estar terminados.

Juan Herrero: o administrador da Media Capital admitiu que o desagrado de Sócrates foi uma das razões que pesou no final do Jornal Nacional de Sexta apresentado por Manuela Moura Guedes. No entanto, garantiu que nunca sofreu pressões directas do primeiro-ministro.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos