PT/TVI: PSD quer chamar Sócrates e PGR - TVI

PT/TVI: PSD quer chamar Sócrates e PGR

José Sócrates e Pinto Monteiro

Sociais-democratas também querem ouvir Manuel Polanco e José Eduardo Moniz, entre outros

ACTUALIZADA ÀS 17h18

O PSD entregou esta terça-feira a lista de nomes a ouvir na comissão de inquérito parlamentar à actuação do Governo na compra da TVI.

Entre os 12 nomes, constam o do primeiro-ministro José Sócrates e o do Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro.

O procurador do Ministério Público de Aveiro, Marques Vidal, o procurador distrital de Coimbra, Braga Themido, e o director da PJ de Aveiro, Teófilo Santiago, também constam da lista.

Henrique Granadeiro, Zeinal Bava, Nuno Vasconcellos, Rui Pedro Soares, Paulo Penedos, Manuel Polanco e José Eduardo Moniz completam a lista elaborada pelo PSD.

O PSD propôs ainda que sejam remetidos à comissão de inquérito todos os «despachos, certidões, documentos e informações oficiais» do processo Face Oculta, incluindo o despacho de arquivamento das escutas que envolvem alegadamente o primeiro-ministro proferido pelo PGR e todas as decisões do Supremo Tribunal de Justiça e do Ministério Público de Aveiro relacionados com o mesmo processo.

Bloco indica mais cinco nomes

O Bloco de Esquerda indicou esta terça-feira mais cinco nomes a juntar aos onze já apresentados na passada semana.

Luís Pacheco de Melo, administrador da PT, Jorge Tomé, ex-responsável pelo comité de investimentos da PT, Rafael Mora, vice-presidente da Ongoing, Juan Herrero, administrador executivo e COO da Media Capital, e Paes do Amaral, ex-presidente da Media Capital, são os novos nomes propostos pelo BE.

A lista proposta pelo PCP

Já o CDS-PP juntou à primeira lista proposta os nomes de Carlos Barbosa, ex-presidente da PT-Compras, e de Carlos Enes, jornalista da TVI.

PS não pede qualquer audição

O PS não gostou do requerimento apresentado pelo PSD, nomeadamente das chamadas dos procuradores e do director da PJ, relembrando que estes são responsáveis pelo processo Face Oculta, que «ainda está em investigação e em segredo de justiça», referiu o deputado Ricardo Rodrigues.

«Pelo menos o PSD vem com a nítida vontade de transformar um inquérito de natureza política em judicial. Querem fazer da Assembleia da República um tribunal. Isso é inédito e inqualificável», criticou.

Também o BE e o PCP se insurgiram contra a intenção do PSD, lamentando a «mistura» entre o poder político e o judicial.

Na sequência destas críticas, Pacheco Pereira (PSD) admitiu que os quatro nomes (Pinto Monteiro, Marques Vidal, Braga Themido e Teófilo Santiago) possam sair da lista inicial, mas sublinhou que, consoante os documentos do processo Face Oculta forem facilitados ou não à comissão, estes serão novamente chamados pelos sociais-democratas.
Continue a ler esta notícia