Aguiar-Branco lamenta ausência dos que opinam “fora dos órgãos do partido” - TVI

Aguiar-Branco lamenta ausência dos que opinam “fora dos órgãos do partido”

"Militantes de grande responsabilidade" como Rui Rio ou Manuel Ferreira Leite não estão presentes no 36.º Congresso do PSD, que decorre em Espinho

O antigo ministro do PSD José Pedro Aguiar-Branco lamentou, neste sábado, a ausência no Congresso social-democrata de "militantes de grande responsabilidade", como Rui Rio ou Manuela Ferreira Leite, que opinam sobre o partido "fora dos órgãos" do mesmo.

"Eu lamento sempre ausências. Acho que militantes de grande responsabilidade histórica ou atual e que sobretudo também estão a fazer o seu sentido crítico fora dos órgãos do partido, deviam aqui vir", vincou Aguiar-Branco, que falava aos jornalistas à margem do segundo dia do 36.º Congresso Nacional do PSD, que decorre até domingo em Espinho, distrito de Aveiro, reunindo 750 congressistas.

Depois, o antigo ministro social-democrata deu três nomes - Rui Rio, Manuela Ferreira Leite e Nuno Morais Sarmento - de figuras que, advoga, deviam vir "ao órgão máximo do partido".

"Este é o local por excelência [para falar]. Não compreendo que haja militantes de prestígio, a quem o partido muito deve, que não venham ao congresso. Isso eu lamento. (…) Acho que o PSD sempre foi um partido bastante global, de ser uma força para o próprio partido, e aqui também", prosseguiu.

Para José Pedro Aguiar-Branco, há um "grande desafio" para o PSD em 2017, as eleições autárquicas. "Enquanto partido, o grande desafio que tem pela frente é as próximas eleições autárquicas. Espero que todos estejam realmente mobilizados", declarou.

Mesmo faltando ainda "quase dois anos" para esse ato eleitoral, Aguiar-Branco diz que para a autarquia de Lisboa tem já em mente um putativo candidato do PSD, mas apenas "em momento certo" - que não hoje - revelará a sua preferência.

O 36.º Congresso Nacional do PSD arrancou na sexta-feira e termina no domingo.

Continue a ler esta notícia