PCP vai reduzir Comité Central e reeleger Jerónimo - TVI

PCP vai reduzir Comité Central e reeleger Jerónimo

Jerónimo de Sousa

Congresso do partido arranca na sexta-feira, em Almada. Domingos Abrantes e Odete Santos saem do Comité Central

Relacionados
O XIX Congresso do PCP arranca na sexta-feira, em Almada, para uma reunião de três dias que culminará com a eleição de um Comité Central mais reduzido e com a reeleição de Jerónimo de Sousa para secretário-geral.

Do Comité Central sairão 30 dos atuais membros, entre os quais o histórico dirigente comunista Domingos Abrantes e a antiga deputada Odete Santos, disse à Lusa uma fonte partidária.

Para o Comité Central do partido entrarão 24 novos nomes, que ainda não são conhecidos, sendo a média etária 47 anos.

Depois de eleito, o Comité Central reúne-se para eleger o secretário-geral para quatro anos de entre os seus membros.

Jerónimo de Sousa deverá ser reeleito para o cargo que ocupa desde 2004. Na proposta de Resolução Política que será submetida ao congresso, lê-se que «num período marcado por uma intensa ofensiva do grande capital e uma grande resposta no plano da ação política e da luta de massas, com fortes exigências organizativas, ideológicas e de intervenção», o trabalho da direção do partido, «posto à prova, cumpriu o seu papel».

No texto da mesma Resolução Política (Teses), o PCP define a rutura com a troika como «questão central» e «condição determinante» para construir uma alternativa de esquerda, processo que passa ainda pela «denúncia das responsabilidades do PS» e pela «convergência e cooperação» com outras «forças e setores».

O Bloco de Esquerda merece também uma referência nestas Teses, que destacam a «perda significativa» que o partido teve nas legislativas de 2011, numa «penalização por um percurso incoerente». O PCP acusa ainda o BE de ter uma «inaceitável arrogância e indisfarçável disputa com o PCP».
Continue a ler esta notícia

Relacionados