Covid-19: António Costa diz que "não é essencial estar em casa" - TVI

Covid-19: António Costa diz que "não é essencial estar em casa"

  • .
  • Publicado por António Guimarães
  • 18 mai 2020, 09:43

Chefe do Governo alertou que "não podemos deixar-nos vencer pela cura"

O primeiro-ministro foi esta segunda-feira tomar o pequeno-almoço a uma pastelaria em Benfica, Lisboa, para dar um sinal de confiança no desconfinamento e apelar aos portugueses a não deixarem "vencer-se pela cura" à pandemia de Covid-19.

Depois de não nos termos deixado vencer pelo vírus, não nos podemos deixar vencer pela cura”, afirmou António Costa aos jornalistas, à porta de uma pastelaria em Lisboa, onde tomou um café e comeu um folhado.

Admitindo que "não podemos voltar à vida como ela estava em fevereiro", António Costa diz que "não é essencial estar em casa", à exceção daqueles que estão doentes ou de quem esteve em contacto com pessoas infetadas.

As outras pessoas podem retomar a sua liberdade, desde que cumpram as normas de segurança", referiu.

No primeiro dia da segunda fase de desconfinamento, após dois meses de encerramento de grande parte da economia, Costa foi tomar pequeno-almoço a uma pastelaria que reabriu esta segunda-feira, viu as medidas de segurança, como o gel desinfetante à porta e os acrílicos sobre as mesas a separar os clientes e depois optou por ficar na esplanada, confessando que já tinha saudades de tomar um café ao ar livre.

E fez um apelo aos portugueses para que, “com todas as cautelas”, retomem “a sua vida em liberdade”, insistindo nas regras de lavar as mãos, usarem máscara quando estão próximos dos outros e manter o distanciamento social.

Se continuarmos todos parados sobrevivemos à doença, mas podemos não sobreviver à cura. É preciso ir vencendo estes receios, com confiança e sempre com cautela”, disse.

Nos breves minutos que falou aos jornalistas, António Costa repetiu a palavra "confiança" por três vezes e insistiu nas normas de segurança para se regressar à rua neste "dia muito importante" de reabertura dos restaurantes e cafés, das creches, de regresso dos alunos do 11.º e 12.º anos às aulas.

Veja também: 

Depois, veio o elogio aos portugueses, que "têm sido exemplares pela forma como, desde março, batalharem contra este vírus", de "forma responsável", ficado em casa e seguiram as orientações da Direção-Geral da Saúde.

E "é com essa mesma confiança, mas com todas as cautelas", que aconselha, quem puder e não estiver no grupo dos devem ficar em casa, a "retomar a sua vida em liberdade".

Se todos têm receios, esse receio "é simplesmente bom conselheiro" para se tomarem "as devidas cautelas, normas de distanciamento, de etiqueta respiratória e utilização da proteção pessoal, higiene das mãos".

Portugal vai receber 500 ventiladores que já estão pagos

O primeiro-ministro afirmou que estão já desde sábado na embaixada de Portugal em Pequim cerca de 500 ventiladores que foram pagos em março pelo Estado Português, mas que não foram entregues pelos fornecedores chineses.

António Costa falou sobre este tema relativo ao atraso na entrega a Portugal de ventiladores, que são essenciais para a recuperação de doentes com Covid-19, numa entrevista que concedeu à TSF.

Desde sábado passado, a nossa embaixada em Pequim tem finalmente os famosos 500 ventiladores que tínhamos adquirido. Felizmente que até agora não foram necessários, mas a sua aquisição foi importante, porque temos de reforçar a capacidade do Serviço Nacional de Saúde", declarou o primeiro-ministro.

Até agora, dos 508 ventiladores encomendados, apenas poucas dezenas chegaram a Portugal. Os restantes ventiladores deveriam já ter chegado no dia 15 de abril.

No início deste mês, numa conversa telefónica com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu-lhe que intercedesse para acelerar a entrega de material "encomendado e pago" à China, em particular ventiladores.

 

 

Continue a ler esta notícia