Covid-19: estudantes infetados em alojamentos com "condições de higiene precárias" - TVI

Covid-19: estudantes infetados em alojamentos com "condições de higiene precárias"

  • .
  • RL
  • 20 out 2020, 16:17
Covid-19

Deputados da JSD questionaram o Governo sobre a transferência de estudantes infetados com covid-19 em Lisboa para uma pousada da juventude que dizem não reunir “condições mínimas”

Os deputados da Juventude Social Democrata (JSD) questionaram hoje o Governo sobre a transferência de estudantes infetados com o novo coronavírus em Lisboa para uma pousada da juventude que dizem não reunir “condições mínimas”.

Numa pergunta hoje entregue na Assembleia da República e dirigida ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, os deputados Alexandre Poço (líder da JSD), Margarida Balseiro Lopes, Sofia Matos e André Neves salientam que, em agosto, já tinham manifestado a sua preocupação com a preparação dos espaços de alojamento estudantil em contexto de pandemia de covid-19.

Fomos surpreendidos esta semana pela existência de estudantes, que estando infetados pelo SARS-CoV-2, foram deslocados das residências universitárias da Universidade de Lisboa, como forma de mitigação da propagação da infeção, para uma pousada da juventude que não reúne as condições mínimas para servir de alojamento estudantil”, criticam, falando de “quartos pequenos e casa de banho partilhados por vários alunos”, más condições de acesso à Internet e “condições de higiene precárias”.

O líder da JSD, Alexandre Poço, classifica a situação como “vergonhosa, desumana e indigna” e acusa o Governo de incompetência e inação.

“Uma coisa é incompetência, outra é simplesmente não querer saber. Por esse motivo, tal como os estudantes, já começamos a perder a paciência para Manuel Heitor”, refere, em comunicado.

Os deputados da JSD questionam Manuel Heitor se tem conhecimento deste caso em concreto e se existem outros semelhantes em residências de estudantes.

“Estão a ser colocados em prática os planos de contingência nas residências de estudantes perante o aparecimento ou suspeita de infeção pelo SARS-CoV-2? Que mecanismos e meios o Governo alocou aos Serviços de Ação Social do Ensino Superior para fazer face ao regresso dos estudantes às residências?”,

Na segunda-feira, a Brigada Estudantil - um grupo de coletivos de estudantes - denunciou a falta de condições nas residências do serviço de ação social da Universidade de Lisboa onde vivem estudantes infetados com o vírus SARS-COV 2 e exigiu uma resposta que salvaguarde a sua saúde.

Portugal contabiliza pelo menos 2.213 mortos associados à covid-19 em 103.736 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Continue a ler esta notícia