Lisboa: não é tempo «para grandes obras» - TVI

Lisboa: não é tempo «para grandes obras»

António Costa festeja vitória - Foto Paulo Carriço/Lusa

Saiba quantos ministros foram à tomada de posse de António Costa

Relacionados
António Costa assumiu esta quarta-feira o seu lugar de presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), após a vitória nas intercalares do passado dia 15 de Julho. Nos próximos dois anos, o novo edil prometeu centrar-se «em Lisboa e nos lisboetas», garantindo «solidariedade institucional» e «diálogo» com todos os vereadores, independentemente da cor partidária.

Isto porque «o executivo deve resolver os problemas da cidade e não criar problemas à cidade». Em dia de «vida nova» António Costa não esqueceu «a crise» vivida pela câmara e fez questão de lembrar a gravidade da situação camarária «tanto a nível financeiro, como de credibilidade» perdida.

«Não é um mandato para grandes obras, devido "à crise", mas é um mandato de mudança para a cidade», afirmou António Costa que garante «ter ouvido os recados dos eleitores».

A Assembleia Municipal de Lisboa, de maioria PSD, teve direito a promessas especiais de António Costa que garantiu que no seu mandato vai cumprir «com o escrupuloso respeito das competências, a maior diligência na satisfação de todas as informações solicitadas e uma leal solidariedade institucional». Lembrou mesmo os onze anos em que foi deputado municipal, entre 1982 e 1993, primeiro na «oposição e depois liderando a maioria».



Aos vereadores, o novo presidente da CML afirmou estar consciente de que lhe é exigida «abertura de espírito, disponibilidade de diálogo, vontade para estabelecer pontes entre todos». «É o que tenho feito e da minha parte podem estar certos de que assim continuarei a fazer», acrescentou.

Dos vereadores eleitos, Carmona Rodrigues foi o último a chegar, mas mesmo sem a cerimónia começar à hora marcada, ninguém perdeu o lugar. Helena Roseta, Sá Fernandes, Fernando Negrão ou Ruben de Carvalho receberam, juntamente com António Costa, os cumprimentos das mais de 400 pessoas presentes no evento.

Governo em peso na tomada de posse

Entre os muitos convidados Isaltino Morais, Fernando Seara, Jorge Sampaio e Nuno Cardoso também receberam alguns cumprimentos.

António Costa contou com o apoio de quase todo o executivo do PS na posse desta quarta-feira. Só faltou José Sócrates. Centenas de pessoas encheram os Paços do Concelho. O calor não terá sido convidado para a cerimónia, mas foi notado por todos.

Dos ex-colegas de Governo estiveram na CML Manuel Pinho (Economia), Rui Pereira (MAI), Jaime Silva (Agricultura), Luís Amado (MNE), Pedro Silva Pereira (Presidência), Correia de Campos (Saúde) e Vieira da Silva (Segurança Social). Foram os primeiros a cumprimentar Costa e a abandonarem o local.
Continue a ler esta notícia

Relacionados