Governo diz que vacinação vai acelerar e que o "auto-agendamento é absolutamente essencial" - TVI

Governo diz que vacinação vai acelerar e que o "auto-agendamento é absolutamente essencial"

  • .
  • CE
  • 28 abr 2021, 14:51
Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, deixou ainda elogios ao programa de auto-agendamento da vacina

O secretário de Estado da Saúde afirmou esta quarta-feira que o ritmo de vacinação vai acelerar no país para se passar a administrar 100 mil vacinas contra a covid-19 diariamente, tendo também elogiado o programa de auto-agendamento da vacina.

Ontem [terça-feira] foi inoculada a vacina três milhões com uma redução de prazos muito significativa. Foram dois meses para dar o primeiro milhão, depois foram 33 dias para dar o segundo milhão e 19 dias para dar dos dois milhões aos três milhões. O ritmo acelera à medida que chegam mais vacinas. Estou certo que o quatro milhão será [dado num período] menor do que os 19 dias entre o segundo e o terceiro milhão”, estimou Diogo Serras Lopes.

O secretário de Estado da Saúde comentou, em Valongo, no distrito do Porto, o arranque de programa de auto-agendamento que aconteceu na sexta-feira e para já se destina a pessoas com mais de 65 anos, que podem escolher ‘online’ a data e o local para serem vacinados, através de um portal criado para o efeito.

O auto-agendamento é absolutamente essencial para o acelerar do ritmo”, referiu o governante, apontando que nos primeiros meses foram administradas 20.000 vacinas diárias, número que passou a 60.000 nas últimas semanas.

 

E sabemos todos que temos de passar para as 100.000 vacinas diárias”, apontou Diogo Serras Lopes, em jeito de apelo às pessoas para que participem no processo.

O governante disse que auto-agendamento “retira ao pessoal da saúde o trabalho de agendar” vacinas, frisando que o objetivo “deve ser vacinar e não agendar pessoas”.

A este propósito Diogo Serras Lopes recordou que os Espaços Cidadão vão poder receber a inscrição para as vacinas dos maiores de 65 anos, conforme anunciou na terça-feira a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, durante uma audição na comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local.

E estou certo que as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia também colaboram e que também os netos e as pessoas com mais capacidades tecnológicas podem colaborar. Já temos dezenas de milhares de agendamentos. O limite foi colocado nos 65 anos e vai baixar conforme se atinja a totalidade dos 65 anos e assim sucessivamente”, disse o governante.

À margem da inauguração do novo Centro de Hemodiálise do Hospital de São João, Diogo Serras Lopes também respondeu a perguntas dos jornalistas sobre as novas estirpes, nomeadamente a indiana, frisando que “a vacina protege e as novas variantes estão a ser estudadas”.

As novas estirpes ainda têm uma circulação muito restrita em Portugal e como em tudo nesta pandemia o nível de informação que temos sobre o comportamento do vírus está longe de ser perfeito. Nem quem tem a nova variante mais disseminada reconhece as características dessa variante”, disse.

O governante acrescentou que “a ciência não se faz em direto” e mostrou-se convicto de que “toda a comunidade científica está a fazer o melhor trabalho para habilitar a parte política a tomar as melhores decisões”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.137.725 mortos no mundo, resultantes de mais de 148,6 milhões de casos de infeção, enquanto em Portugal morreram 16.973 pessoas dos 835.563 casos de infeção.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE