PS diz que aumento da criminalidade é reflexo da crise - TVI

PS diz que aumento da criminalidade é reflexo da crise

Crime

Deputado Ricardo Rodrigues justifica dados com aumento do desemprego

O deputado socialista Ricardo Rodrigues considerou esta sexta-feira que o «generalizado aumento» da criminalidade em 2008 «é preocupante» e é um reflexo «da crise e do aumento do desemprego», noticia a Lusa.

«A criminalidade é um reflexo da crise e do aumento do desemprego», afirmou Ricardo Rodrigues, em declarações aos jornalistas no Parlamento. «Temos que estar preocupados e o Governo também estará».

De acordo com a edição desta sexta-feira do «Diário de Notícias», que refere dados do Relatório Anual de Segurança Interna, no ano passado o crime violento aumentou 10,7 por cento e a criminalidade geral subiu 7,5 por cento.

Segundo o jornal, que teve acesso ao relatório, esta subida será mesmo a maior dos últimos 10 anos, desde que há registo oficial destes dados.

Ressalvando que o relatório ainda não chegou à Assembleia da República, Ricardo Rodrigues disse que «isso não significa que o PS não saiba que há um aumento generalizado da criminalidade».

O deputado referiu que os números do primeiro semestre, já tornados públicos, indicam «um pico de criminalidade no Verão que não teve continuidade» e que os números relativos ao segundo semestre «não são tão alarmantes quanto os do primeiro».

Sobre se será necessária uma alteração das políticas de segurança, Ricardo Rodrigues disse apenas que «o Governo saberá o que fazer».
Continue a ler esta notícia