Sócrates: «Discurso da tanga é agora o do país não tem dinheiro» - TVI

Sócrates: «Discurso da tanga é agora o do país não tem dinheiro»

José Sócrates

Primeiro-ministro ataca Manuela Ferreira Leite em entrevista à RTP

Relacionados
José Sócrates respondeu directamente a Manuela Ferreira Leite. Em entrevista à RTP, o primeiro-ministro acusou o PSD de esquecer o que fez no passado e recorrer ao mesmo tipo de discurso.

«Esta é uma questão muito séria. Já conheço esse discurso. Trata-se de um filme já visto. Trata-se de um discurso que há uns anos era o do país de tanga e que agora é o do país não tem dinheiro. O PSD pretende baixar os braços, mas o que compromete o futuro dos país é deixar de investir nos projectos modernizadores. Eu não me resigno, nem olho para trás, pois considero que se tratam de projectos mobilizadores», referiu, a propósito do TGV e do novo aeroporto de Lisboa.

Governo vai aumentar dedução de despesas com habitação

Sócrates: «Temos de responder à crise com ânimo e coragem»

Neste sentido, não baixou a guarda: «Apelo aos dirigentes do PSD para pararem para pensar, pois este discurso conduz à inacção e ao desfalecimento. O meu dever é dar coragem e vontade ao país. Nenhum politico deve desistir de dar confiança».

No que se refere quatro barragens adjudicadas recentemente, lembrou que se tratam de «investimentos privados», que darão ao país «uma maior autonomia energética e menos dependência do petróleo», para além de vincar a aposta em energias renováveis e na redução de emissão de gazes. «Chamo a isto investimento estratégico, pois quero que economia se liberte dessa dependência dos combustíveis fósseis», vincou.

Benefício do TGV

José Sócrates garante que as análises custo-benefício em relação ao TGV estão efectuadas por obrigação, pois trata-se de um projecto conjunto com Espanha.

«Sei o que José Luís Zapatero pensa sobre esta matéria. A questão é esta: queremos ou não queremos estar na rede de alta velocidade? Acho que é um projecto que faz todo o sentido. O anterior Governo, aliás, assinou com Espanha um memorando de entendimento para quatro linhas de TGV, com um calendário bem definido. As declarações do primeiro-ministro Durão Barroso e de vários ministros na altura explicavam as vantagens do TGV. Pergunto: se o primeiro-ministro diz que tem impacto de 1,7 ou 1,8% no PIB e cria dezenas de postos de trabalho, não há estudo por trás?»

Também no que se refere ao novo aeroporto o primeiro ministro não tem dúvidas. «Houve um grande debate nos últimos dois anos e foram apresentados vários estudos», recorda, discordando da ideia de que o novo equipamento seja desnecessário: «O país precisa deste projecto o mais rapidamente possível».

Outra vez Ferreira Leite

Mas a nova líder do PSD colocou tudo isto em causa. «Devia era dizer que investimentos não deviam ser feitos. Isso é que era coragem», ataca José Sócrates, aproveitando para dizer que «a auto-estrada para Bragança é uma questão de solidariedade», sendo «fundamental para a igualdade e coesão do país».

E estes ataques, causam-lhe receio? «As escolhas do PSD são a escolha do PSD. Não sinto nenhuma ameaça com a escolha de nenhum partido. A única preocupação é governar um país. Tive sempre dificuldades e um líder que não consegue encaixar más notícias não consegue dar boas notícias», respondeu, lembrando as razões da crise actual: «Acho que os portugueses percebem que esta situação tem tudo a ver com subida de taxas de juro, do petróleo e dos bens alimentares».
Continue a ler esta notícia

Relacionados