Manoel de Oliveira merece «honras de Panteão Nacional» - TVI

Manoel de Oliveira merece «honras de Panteão Nacional»

Secretário de Estado da Cultura reage à notícia da morte do cineasta

Relacionados
O secretário de Estado da Cultura disse, esta quinta-feira, à TVI, que Manoel de Oliveira é «um grande português» que merece ser sepultado no Panteão Nacional, em Lisboa. Numa reação à morte do cineasta, Jorge Barreto Xavier afirmou que o realizador é uma das das grandes figuras do século XX e que «já nos tinha habituado a ser sobrevivente».
 

«Manoel de Oliveira, que nos últimos meses estava com a saúde mais frágil, mas já nos tinha habituado ao longo dos anos, das décadas, a ser sobrevivente. Era quase um sentimento de que ele nos passaria a todos, que é um imortal nas nossas vidas e, por isso, perceber que este homem passou para nossa memória e para a memória coletiva e que nos deixou em termos do nosso quotidiano, obviamente é algo que ainda me está a custar em entender», revelou.
 

Para Jorge Barreto Xavier, Manoel de Oliveira era um homem que se confunde com a história do cinema em Portugal.
 

«Um dos homens decisivos na construção do cinema português, na história do cinema, na projeção do cinema português no mundo. A sua presença foi essencial para a apresentação da arte cinematográfica em termos internacionais, participou nos grandes movimentos cinematográficos portugueses e, como cidadão, como português, é certamente uma das grandes figuras do século XX», defendeu.

 
O governante afirmou ainda que apoiaria a ideia de que Manoel de Oliveira deveria ir para o Panteão Nacional
 

«As honras de Panteão Nacional são uma competência da Assembleia da República, mas o que posso dizer é que certamente Manoel de Oliveira é um grande português que merece que a Assembleia da República considere e pondere uma honra que é dada aos grandes portugueses. E que de facto, certamente, ele foi e é na nossa vida e na nossa história», rematou.

Continue a ler esta notícia

Relacionados