Legislativas: partidos sem consenso, Cavaco é que decide - TVI

Legislativas: partidos sem consenso, Cavaco é que decide

Sociais-democratas alinham com PS, CDS e BE para que eleições se realizem ainda no mês de setembro. Já PCP e Verdes defendem escrutínio em outubro

Relacionados
O PSD disse esta terça-feira que desejaria que as eleições legislativas se realizassem a 27 de setembro, mas reconheceu que não se opõe à data de 4 de outubro, caso seja esse o dia escolhido pelo Presidente da República.

"O PSD teve oportunidade de informar o senhor Presidente da República que preferencialmente desejaríamos ver as eleições realizadas no dia 27, mas que não tínhamos nada a opor à circunstância de se poder realizar também no dia 04 de outubro", afirmou o porta-voz dos sociais-democratas, Marco António Costa.


Marco António Costa, que falava aos jornalistas no final de uma audiência com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, que ouviu esta terça-feira os partidos com assento parlamentar com vista à marcação da data das próximas eleições, argumentou que o PSD entende que "será favorável ao processo orçamental" a realização das legislativas mais cedo.

Porém, frisou, os sociais-democratas também compreendem que "o dia 4 é uma data perfeitamente possível dentro de um calendário equilibrado de realização das eleições", de acordo com a Lusa.

PSD, PS, CDS-PP foram, assim, unânimes na escolha do dia 27 de setembro como a data preferencial para a realização das eleições legislativas, embora nenhum tenha rejeitado a possibilidade do dia 04 de outubro. O BE também apontou estes dois dias como as datas mais "aconselháveis".

O PCP e o partido ecologista Os Verdes foram os únicos a colocar de parte a hipótese das eleições se realizarem ainda em setembro, apontando o mês de outubro como o mais indicado.

De acordo com a Constituição da República, as eleições legislativas terão de se realizar entre os dias 14 de setembro de 14 de outubro.

A 3 de maio, durante uma viagem de avião para a Noruega, o chefe de Estado recordou que a única ocasião em que as eleições legislativas se realizaram em setembro foi em 2009, para evitar a coincidência de datas com a realização das autárquicas.

Sem revelar a data para que se ‘inclina', o chefe de Estado adiantou então que em Belém já foram "estudadas todas as datas possíveis" e disse que há que pensar em que data é que os partidos terão de entregar as listas de candidatos consoante o fim de semana escolhido para as eleições, pois "a certo momento" o prazo limite "fica nas férias".

"E há ainda a campanha eleitoral, pois se não têm cuidado ocorre nas praias", gracejou.

Interrogado durante esse voo para a Noruega se não poderá ser prejudicial escolher o dia 04 de outubro, já que é a véspera do dia da Implantação da República, o Presidente da República encolheu os ombros, declarando apenas: "já não é feriado".

A data das eleições deverá ser anunciada nos próximos dias pelo Presidente da República.
Continue a ler esta notícia

Relacionados