Presidenciais: a troca de elogios inesperada entre Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias - TVI

Presidenciais: a troca de elogios inesperada entre Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias

A troca de elogios tornou-se tão evidente no debate, que levou ao moderador a sugerir que o Presidente recandidato estaria a "piscar o olho" ao eleitorado do Bloco de Esquerda

O primeiro debate televisivo para as Eleições Presidenciais foi marcado por uma troca de elogios inesperada entre Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias.

O Presidente da República e recandidato ao cargo começou a sua intervenção por "agradecer à deputada pelo que tem feito por Portugal na Europa e cá dentro".

Sem si não teria havido um estatuto dos cuidadores informais", disse Marcelo a Marisa Matias.

Marisa também "deu o braço a torcer" a Marcelo e referiu que "houve pontos em que nos encontrámos, como os Cuidadores Informais", mas apontou falhas à atuação do atual Presidente. Ainda assim, Marcelo prosseguiu com os elogios ao Bloco de Esquerda, por ter sido coerente até ao fim na lei de bases da saúde. 

É verdade que o Bloco de Esquerda consistentemente tem uma posição que, mesmo com todas as restrições, é mais drástica e fica isolado no Parlamento", disse Marcelo.

Tinham passado dez minutos desde o início do debate quando Marisa Matias pediu para terminar o raciocínio e Marcelo saiu em defesa da adversária: “Tem de concluir o pensamento.”

Mas foi quando o Presidente referiu que "há que registar a homenagem ao Bloco de Esquerda por ter sido coerente" que a troca de elogios se tornou tão evidente, que levou ao moderador a sugerir que o candidato estaria a "piscar o olho" ao eleitorado de esquerda.

A deputada apoiada pelo Bloco de Esquerda voltou a tecer, de seguida, outro elogio a Marcelo: "Não tenho dúvida que o Presidente tem preocupações sociais". Também o Presidente candidato deu razão a Marisa sobre a precariedade.

Tenho simpatia pelas causas dela", admitiu o candidato, quando questionado se votaria em Marisa Matias se não fosse candidato.

A bloquista retribuiu o elogio e disse que votaria em Marcelo numa segunda volta, subentendendo se esta fosse contra André Ventura.

Acho que, muito provavelmente, o próximo Presidente está à minha frente e acho que é uma questão que não é tabu. É uma questão de sociedade, é uma questão de progresso", concluiu a candidata.

 

Continue a ler esta notícia