Governo quer desenvolver avião militar KC-390 - TVI

Governo quer desenvolver avião militar KC-390

Aguiar-Branco (arquivo)

Aeronave de transporte irá substituir C-130

Relacionados
O ministro da Defesa revelou este sábado que o Governo está empenhado no desenvolvimento do avião de transporte militar KC-390 que vai substituir os C-130, dando assim continuidade a um projecto que surgiu na anterior legislatura, noticia a Lusa.

O ministro da Defesa participou na comemoração do 59.º aniversário da Força Aérea, na Base Aérea 1, em Sintra, onde referiu ter assinado no início da semana «um despacho que afirma o empenhamento e a vontade do governo português no desenvolvimento em Évora do novo KC-390».

«O projecto em si é bastante importante. Resolvemos dar continuidade ao mesmo, pois permite potenciar um cluster todo à volta da aeronáutica e, portanto, contribuir para a melhoria das competências tecnológicas de formação e de qualificação», disse Aguiar Branco aos jornalistas.

Sem adiantar datas para o seu inicio, Aguiar Branco adiantou que o projeto «é muito importante para a Força Aérea portuguesa», uma vez que permite criar uma «oportunidade de desenvolvimento das qualificações a nível de um cluster» em Évora, onde a empresa dinamizadora do projecto, a Embraer, está a construir duas fábricas.

Em Setembro, o anterior Governo português e a fabricante anunciaram a participação de Portugal no programa de desenvolvimento do jacto de transporte militar KC-390. O acordo assinalou o início das negociações para a entrada de empresas portuguesas no projecto e no fabrico do novo avião.

Durante a iniciativa que decorreu esta manhã, o ministro anunciou também que solicitou ao Chefe de Estado-Maior para que desenvolva um estudo no sentido da Força Aérea portuguesa «poder assumir um papel determinante no combate aéreo aos incêndios florestais».
Continue a ler esta notícia

Relacionados