Chipre: Seguro diz que tributação bancária é «medida sem sentido nenhum» - TVI

Chipre: Seguro diz que tributação bancária é «medida sem sentido nenhum»

Secretário-geral do PS acredita também que esta «medida não terá efeito nenhum no nosso país»

Relacionados
O secretário-geral do PS, António José Seguro, afirmou esta segunda-feira que a tributação bancária prevista para o Chipre é uma medida que «não tem sentido absolutamente nenhum», sobretudo porque atinge as famílias que menos têm.

Os ministros das Finanças da União Europeia aprovaram no sábado um resgate financeiro ao Chipre, que prevê a cobrança de taxas sobre os depósitos bancários, anúncio que provocou uma corrida às caixas multibanco.

«Esta é uma medida que não tem sentido absolutamente nenhum e sobretudo quando ela atinge as famílias que menos têm. As famílias que têm as suas poupanças no banco», afirmou António José Seguro, que falava à margem de uma visita ao Túnel do Marão, em Vila Real.

O líder do PS disse estar «firmemente convencido» que esta «medida não terá efeito nenhum no nosso país».

No entanto, considerou que demonstra que os «dirigentes europeus, nos quais o Governo português também está inserido, não avaliam a consequência das decisões que tomam junto das pessoas».

«Vejam o que é, as famílias que têm pequenas poupanças nos bancos e que, de um momento para o outro, recebem esta notícia que de que vão ficar com menos dinheiro».

Seguro lembrou que a nível europeu houve uma decisão, tomada há bastante tempo, de assegurar que todos os depósitos até 100 mil euros são garantidos.

«Porque é que a aplicação, caso o Governo do Chipre tenha proposto isso, porque é que essa decisão também atinge as pequenas poupanças».

O secretário-geral do PS considerou que «os dirigentes europeus têm que ter consciência de que a política de austeridade faz parte do problema e não da solução».

«Estas medidas são medidas catastróficas, as pessoas têm cada vez menos confiança no ideal europeu o que naturalmente é uma coisa que nos deixa bastante preocupados», escreve a Lusa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados