João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos - TVI

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

  • CM
  • 8 dez 2019, 19:18

Candidatura única à liderança do partido após a saída de Carlos Guimarães Pinto

O deputado João Cotrim Figueiredo foi hoje eleito presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido.

A III Convenção Nacional do partido decorreu este domingo em Pombal, distrito de Leiria, uma reunião do órgão máximo na qual foi eleito o novo líder liberal, sucedendo assim a Carlos Guimarães Pinto que anunciou no final de outubro que iria abandonar o cargo.

João Cotrim Figueiredo, o único candidato, foi assim eleito presidente da Iniciativa Liberal, tendo a sua lista conseguido 181 votos, ou seja 96% dos votos expressos.

Na Comissão Executiva, para além do novo presidente, mantém-se como vice-presidente executivo João Serrenho e há três novos vice-presidentes: Ricardo Pais Oliveira, António Costa Amaral e Mónica Coelho.

Miguel Rangel transita como secretário-geral e Bruno Mourão Martins é o novo tesoureiro.

Bernardo Blanco, Carla Castro, Catarina Maia, Filipa Osório, João Caetano Dias, João Cascão, Luís Nascimento, Maria Castelo Branco, Mariana Nina, Olga Baptista, Rafael Corte Real e Vicente Ferreira da Silva são os vogais.

Como suplentes da Comissão Executiva foram escolhidos Joana Malta Vacas, Pedro Schuller e Sérgio Figueiredo.

Depois de anunciados estes resultados, a Comissão Executiva cessante foi exonerada e a nova direção tomou posse no palco.

Iniciativa Liberal quer impedir "injeções adicionais" do Estado no Fundo de Resolução

João Cotrim Figueiredo anunciou hoje, na tomada de posse como presidente do partido, um projeto de resolução "no sentido de impedir qualquer injeção adicional de dinheiro do Estado no Fundo de Resolução da banca".

O discurso de tomada de posse de João Cotrim Figueiredo encerrou a III Convenção Nacional da Iniciativa Liberal.

Na intervenção, que durou pouco mais de cinco minutos, o deputado anunciou uma iniciativa parlamentar que dará entrada já na segunda-feira no Parlamento.

O dinheiro dos impostos, o nosso dinheiro não pode servir nem para financiar o despesismo do Estado, nem para cobrir prejuízos privados. Portugal precisa da IL porque não nos vamos calar perante os escândalos deste socialismo de compadrio que tanta confusão gera entre dinheiro público e interesses privados", justificou.

 

Continue a ler esta notícia