Vistos gold: «É preciso evitarmos masoquismos» - TVI

Vistos gold: «É preciso evitarmos masoquismos»

Ministro da Economia espera que as autoridades façam o seu trabalho e diz que não tem «nenhum tipo de simpatia» por comportamentos de corrupção. No entanto, não quer que o programa de atribuição de vistos dourados seja, em si mesmo, visto como mau. «Atraiu já mil milhões de investimento»

Relacionados
Uma coisa são «tentações» em que as pessoas podem cair, como é o caso da alegada corrupção nos vistos gold que levou à detenção de várias pessoas ligadas a três ministérios. Outra coisa é a utilidade e a eficácia do programa de atribuição de vistos, que já atraiu mil milhões de euros de investimento para Portugal. O ministro da Economia, em entrevista no Jornal das 8 da TVI, fez questão de separar as águas: «É preciso evitarmos masoquismos».

«Quero saudar o facto de o Ministério Público e as autoridades fazerem o seu trabalho de uma forma eficaz. O facto de processo levar a desenvolvimentos – e que não deve merecer um comentário da minha parte, porque devemos respeitar as autoridades e a Justiça -, não deve funcionar como estigma para o programa de vistos gold, que já atraiu mais de mil milhões de euros em investimento em Portugal e tem posto Portugal no mapa por boas razões».

Daí que o ministro entenda que «é preciso evitarmos masoquismos». «Temos programa que está a funcionar e a funcionar bem para atrair investimento para Portugal. E o país precisa de investimento e de investimento estrangeiro», sublinhou.

Pires de Lima realçou que «tentações», de corrupção, «existem em todas as áreas da nossa vida» «Só espero – confesso que não tenho nenhum tipo de simpatia por este tipo de comportamentos - é que as autoridades façam o seu trabalho», rematou.

Na mesma entrevista, conduzida por José Alberto Carvalho, o governante foi questionado, inicialmente, sobre a venda da TAP, cuja privatização foi aprovada esta quinta-feira, em Conselho de Ministros. Defendeu a solução encontrada pelo Governo, dizendo que  «a obsessão por capital nacional às vezes produz as maiores asneiras».

Acabou por não escapar a uma pergunta sobre o episódio ocorrido há uma semana, no Parlamento, de uma intervenção sua que se tornou viral, sobre as «taxas e taxinhas». Respondeu que tem «algum sentido de humor» e que sabe rir-se de si próprio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados