DIAP abre inquérito ao currículo de Feliciano Barreiras Duarte - TVI

DIAP abre inquérito ao currículo de Feliciano Barreiras Duarte

  • CM
  • 13 mar 2018, 17:25

Secretário-geral do PSD, e braço direito de Rui Rio, presidente do partido, é suspeito de indicar informações falsas

A Procuradoria-Geral da República remeteu para inquérito no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa os elementos que recolheu sobre o caso do currículo do secretário-geral do PSD, Feliciano Barreiras Duarte.

Na sequência de notícias vindas a público, a Procuradoria-Geral da República procedeu à recolha de elementos. Esses elementos foram encaminhados para o DIAP de Lisboa com vista a inquérito", revelou a PGR, em resposta à agência Lusa, sem adiantar mais pormenores.

Feliciano Barreiras Duarte incluiu na sua biografia oficial o estatuto de “visiting Scholar” da Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde nunca esteve.

A referência ao estatuto de “investigador visitante” foi, entretanto, retirada do seu currículo oficial.

Sobre a polémica, o presidente do PSD, Rui Rio, afirmou no domingo que o secretário-geral lhe comunicou que havia um aspeto do seu currículo “que estava a mais, não era preciso, e corrigiu”.

É inequívoco que ele fez referência a um aspeto do seu currículo que não era preciso e corrigiu, é esta informação que eu tenho e ele deu essa informação à comunicação social”, afirmou Rui Rio, questionado no final do Congresso do CDS-PP, realizado em Lamego (Viseu).

À pergunta se, tal como fez com a vice-presidente do PSD Elina Fraga, vai pedir a Feliciano Barreiras Duarte que dê mais explicações, Rui Rio considerou que o secretário-geral do PSD “já se explicou”.

“Há um aspeto do seu currículo que estava a mais, não estava preciso, e ele corrigiu”, reiterou.

Feliciano Barreiras Duarte, ex-secretário de Estado do executivo de Pedro Passos Coelho, disse em entrevista ao DN nunca ter precisado da universidade de Berkeley para o seu percurso académico, insistindo que a notícia visa prejudicar a direção de Rui Rio.

"Esta semana realizaram-se almoços entre algumas pessoas que não gostam da atual liderança. Criaram-se factos. E o corolário foi aquilo que o jornal publicou", acusou, referindo-se ao semanário Sol, que noticiou que o secretário-geral do PSD teve de retificar o seu currículo académico para retirar o item que o indicava como professor convidado (visiting scholar) na Universidade de Berkeley.

Além de secretário de Estado, Feliciano Barreiras Duarte foi várias vezes deputado eleito por Leiria, chefe de gabinete de Passos Coelho, presidente da Assembleia Municipal do Bombarral e de Óbidos e continua a ser vice-presidente da concelhia do Bombarral.

Continue a ler esta notícia