PS «preocupado» com operação de troca de dívida - TVI

PS «preocupado» com operação de troca de dívida

Pedro Marques

Deputado Pedro Marques questiona as condições em que foi feita, considerando que as taxas de juro foram muito elevadas

Relacionados
O PS manifestou-se esta terça-feira apreensivo com os resultados da operação de troca de dívida realizada por Portugal, considerando que as taxas de juro foram muito elevadas, o que não contribuiu para um custo médio sustentável da dívida.

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo vice-presidente da bancada socialista Pedro Marques, após uma reunião com os líderes das confederações patronais sobre a reforma do IRC, que decorreu na sede nacional do PS.

Interrogado sobre o facto de Portugal ter conseguido 'empurrar' para 2017 e 2018 cerca de 6,64 mil milhões de euros de dívida que tinha de pagar originalmente em 2014 e 2015, numa operação de troca de dívida hoje realizada pelo IGCP, Pedro Marques frisou que o PS «há muito tempo que defende a renegociação de termos importantes da dívida pública, desde os prazos, mas também os juros».

«O Governo sempre disse que não, que não era preciso mais tempo, mas o que acabou por fazer foi no fundo encontrar mais tempo para o pagamento da dívida pública», respondeu o dirigente da bancada socialista.

No entanto, para Pedro Marques, «as condições em que esta operação decorreu, o momento e as taxas de juro oferecem-nos muitas preocupações».

«As taxas de juro são muito elevadas - e isso significa que o Governo não tem perspetivas sólidas de redução das taxas de juro. A operação feita com estas taxas de juro não contribuiu para um custo médio mais sustentável da nossa dívida pública», advertiu Pedro Marques.
Continue a ler esta notícia

Relacionados